Castillos

ALT 31 m, POB 9.651 hab, ROCHA 57 km

ATRAÇÃO:

Área caracterizada por uma paisagem arenosa com afloramentos rochosos e dunas móveis que se elevam até 60m acima do nível do mar. Somente é possível chegar atravessando as dunas ou com veículos autorizados. Não há luz elétrica e a água ainda é extraída de poços. A vegetação é tipicamente psamofílica, composta basicamente de plantas herbáceas adaptadas às condições difíceis do ambiente quase deserto. Podem ser vistas várias espécies de aves e as rochas da área às vezes apresentam figuras intrigantes e surpreendentes. O local foi antigamente território de raças indígenas que criavam suas ferramentas de caça com as pedras maleáveis da região. Tem uma paisagem formada por casinhas simples e coloridas que marcam a identidade do lugar, juntamente com lendas de naufrágios e outras histórias locais.

Ruta 10, Km 264,5, a 23km da cidade, onde se localiza o Terminal de entrada. Como não se pode ingressar de carro, é necessário deixar os veículos ali ($U200/dia na alta temporada e $U170 na baixa) e percorrer os 7km até o vilarejo em caminhões autorizados ($U170).

Dunas de Valizas

A faixa de areia cobre uma extensão de cerca de 42km², compondo uma das mais notáveis formações desse tipo na América do Sul, declarada Monumento Natural. As dunas atingem até 30m de altura e ali está, em grande parte coberto de areia, o Cerro Buena Vista, que oferece um belo panorama do alto de seus 56m de altura. Esta elevação serviu de limite entre os impérios da Espanha e Portugal entre os anos 1750 e 1777. Atravessar as dunas demanda grande esforço físico (7km, 1h) e a sensação absoluta de se estar num deserto. Necessário acompanhamento de guia.

Faro de Cabo Polonio

É o farol situado mais a leste do país, com uma altura de 26m. Para admirar o Cabo do alto, são 132 degraus até chegar ao topo. Dali se vê uma panorâmica incrível. Os caminhões que vão até o farol, param num terminal a 400m da costa, de onde se pode ir caminhando. A 100m do terminal partem 2 trilhas que levam até lá.

Horário: Terça a domingo, 10h/13h e 15h30 até entardecer (alta temporada) e somente aos finais de semana (baixa temporada). Gratuito.

Islas de Torres

Composta por 3 ilhas (Isla Encantada, Isla Rasa e El Islote), assim chamadas em homenagem ao capitão do primeiro naufrágio conhecido na região, ocorrido em 1516. Nessas ilhas está a mais importante reserva mundial de lobos marinhos.