Caxias do Sul

ALT 782 m, POP 504.069 hab, PORTO ALEGRE 127 km

Criado em 1890, é o segundo maior município do Rio Grande do Sul em número de habitantes e em importância econômica, com muitas indústrias e comércio intenso. Mas foi através da uva e do vinho que a cidade se notabilizou, tornando-se o berço do turismo no estado, quando em 1931 promoveu pela primeira vez,  a maior festa da região Sul do Brasil: a Festa da Uva.

ATRAÇÕES:

Com 100m de caída d´água distribuídos em diversas quedas. Há possibilidade de visitar a cascata por meio de 2 trilhas: uma pela lateral da cachoeira, através da mata, que permite acesso à sua base, podendo vê-la de frente, e outra, pelo campo, que leva à parte superior, onde se pode apreciar a cascata de cima. Fica na localidade de Criúva, a 61km do centro. Diariamente, 7h15/21h. R$5.
Bela queda d'água de 60m de altura, pouco conhecida até mesmo pelos moradores da região. A cachoeira, cercada por mata e um paredão rochoso, é alcançada por uma trilha curta, porém escorregadia e com pedras soltas. Acesso pela Estrada da Uva, a 10km do centro.
Saiba mais:

Viva Las Trips/Cachoeira Linha Feijó
Queda de 50m de altura com pouco volume de água e um belo poço natural. É possível passar por trás da cortina de água percorrendo um caminho acessível entre pedras. Acesso por trilha curta e fácil. Estrada Municipal 174, s/n - Vila Seca, a 28km do centro.
Belíssima queda d’água com aproximadamente 30m de altura, formando na sua base uma piscina natural. Em um dos paredões do entorno, há uma gruta com aproximadamente 10m de profundidade e 50m de largura. O acesso é realizado por uma trilha curta, com pedras soltas pelo caminho. Está localizada numa propriedade particular, no distrito de Santa Lúcia do Piaí, a 22km do centro. Diariamente, 8h/19h. R$5.
Composto por antigas casa de madeira restauradas, reúne acervo sobre o início da história da industrialização de Caxias do Sul, a partir de 1900, com mobiliário, utensílios, documentos, roupas e outros objetos.

Rodovia BR-116, 1579 - Galópolis, 10km
Horário: Terça a sábado, 13h30/17h30.
Antiga residência do imigrante italiano Giuseppe Lucchese, no final do século XIX, foi construída utilizando-se pedras assentadas e rejuntadas com barro, aberturas em pinhos e janelas afixadas em tijolos artesanais. É o local mais representativo do período da colonização e guarda mobiliário e objetos antigos doados por famílias da cidade.

R. Matteo Gianella, s/n - Santa Catarina
Horário: Terça a sexta 9h/17h, sábado e domingo 11h/17h. Gratuito.
Parque arborizado, repleto de araucárias, possui trilhas pavimentadas para caminhadas, academia ao ar livre, bancos para descanso, parque de recreação infantil e quadras de areia para vôlei e futsal.

R. Teixeira Mendes - Cinquentenário.
Com 370.000m², é um dos maiores e mais completos espaços para eventos do país e permanece em pleno funcionamento após o encerramento do seu principal evento, a Festa da Uva (realizada a cada 2 anos). Cercado por uma ampla área verde, encontra-se numa região alta, oferecendo uma belíssima vista panorâmica da cidade. O espaço conta com ciclovia, pista para caminhadas, parque infantil, academia ao ar livre, água quente para chimarrão e cancha de bocha (jogo típico da cultura italiana). O parque abriga a Réplica de Caxias do Sul de 1885 e o Monumento Jesus Terceiro Milênio.

R. Ludovico Cavinato, 1431 - Nossa Senhora da Saúde
Horário: Diariamente, 8h/20h. Acesso gratuito, mas em alguns eventos pode haver cobrança de ingresso.

Monumento Jesus Terceiro Milênio

Obra em concreto com 27m de altura, localizada atrás do último pavilhão do Parque de Eventos Festa da Uva. Junto ao monumento há museu e mirante com uma bela vista panorâmica da cidade.

Museu do Comércio

Funciona na casa 9 da Réplica de Caxias do Sul de 1885. É a reprodução de um armazém de secos e molhados da cidade no final do século XIX. Guarda objetos como móveis, rolos de fumo, ferrarias e chapéus, além de alimentos, reproduzindo fielmente um estabelecimento comercial da época em que os imigrantes chegaram. Visitas mediante agendamento pelo telefone (54) 4009-5512. Aberto durante a Festa da Uva.

Réplica de Caxias do Sul de 1885

São réplicas de 17 casas de madeira, entre elas a catedral e o coreto, cujas construções obedecem aos padrões originais da época. As casas representadas encontravam-se entre a avenida Júlio de Castilhos e a rua Dr. Mountaury, no centro da cidade.
Espaço para caminhadas e exercícios físicos, com arborização de mata nativa. Possui marcações que facilitam o controle da distância percorrida nas caminhadas. Conta ainda com parque de recreação infantil, ciclovia, pistas de skate, quadras de vôlei de areia e de futsal, além de fontes ornamentais e bicas de água.

R. Dr. Montaury, s/n - Exposição.
Considerado o principal pulmão verde da área central, é composto por uma flora rica e preservada. O espaço com 6ha tem trilhas ecológicas que passam por uma pinguela de 15m sob uma nascente, além de uma cascata e um mirante com vista privilegiada da cidade. Visitação mediante agendamento pelo telefone (54) 3901-1445.

R. do Guia Lopes, 28 - Centro
Horário: Terça a sexta, 8h/12h e 13h3/17h.