Tacuarembó

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 137 m, POB 54.757 hab, MONTEVIDEO 394 km

Esta capital é frequentemente lembrada como a possível terra natal de Carlos Gardel, o rei do tango. É o centro comercial de uma região pecuarista, com predominância de gado bovino. A produção agrícola de cereais e oleaginosas, é utilizada como matéria-prima para as indústrias da cidade.

ATRAÇÕES:

Com 224m de altura, é um símbolo do Departamento. Seu nome em guarani significa "seio da virgem". Está localizado na Ruta 5, Km 368, a 20km do centro.
  • El Chorro de Agua Fría
Cascata com aproximadamente 30m de altura, sendo o salto em queda livre mais alto do país. Formado pelo arroyo de la Quebrada Chico, está cercado por enormes paredões rochosos. Está localizado na Sierra de Gauna, acesso pela Ruta 5, a 45km do centro.
Espelho de água natural, é um parque delimitado em parte pelo rio Tacuarembó Chico. É um espaço rodeado de eucaliptos com uma ampla área de camping. Leva este nome devido às lavadeiras que vinham da cidade para lavar suas pilhas de roupas.

Echeverry, 4km do centro.
Reúne uma coleção particular com 27 veículos modelo "Ford T", fabricados entre os anos 1909 e 1927. Está localizado nas dependências do Hotel Ford T City, junto ao restaurante homônimo. Não é preciso estar hospedado no local para visitá-lo. A visitação é gratuita e aberta a interessados.

Av República Argentina, 916.
Localidade caracterizada pela vegetação nativa e pitorescas atrações turísticas, como a antiga estação ferroviária e o museu histórico sobre o local de nascimento e a vida de Carlos Gardel. Acesso pela Ruta 26, Km 208, a 24km da cidade.

Museo Carlos Gardel

Expõe vários documentos e testemunhos que apoiam uma teoria uruguaia de que a verdadeira terra natal do famoso cantor de tangos é, de fato, Tacuarembó. $U30.

Pozo Hondo

Cachoeira que despenca de 15m de altura, resultante de chuvas e nascentes que formam uma lagoa cuja profundidade se desconhece. O local também é procurado para mergulhos.