El Chaltén

ALT 399 m, POB 1.627 hab, RÍO GALLEGOS 455 km

ATRAÇÕES:

Bela cascata de mais de 20m de altura. Acesso por trilha fácil e de curta duração pela encosta de um bosque. Fica a 4km da cidade.
Montanha de 3.405m de altitude, situada a leste do campo de gelo Patagónico Sur, no limite entre Argentina e Chile. Poucos quilômetros ao sul desta montanha começa a última área fronteiriça não definida entre ambos países. No lado argentino se pode subir a partir de El Chaltén, que leva seu nome em homenagem ao monte, em direção a oeste pela Ruta Nacional 40, adentrando ao Parque Nacional Los Glaciares. ao pairar seus sulcos e bordas entre geleiras e nuvens; e em certos momentos do dia, apresenta um incrível colorido de acordo com a luz do sol.
É uma montanha de 3.133m de altitude situada na borda oriental do campo de gelo Patagónico Sur. Se encontra em uma região pendente de delimitação na fronteira entre Argentina e Chile. Devido a isso, seu status político e neutro é de uma montanha internacional, a qual pertence a ambos países. Sua silhueta inconfundível pé um ícone reconhecido a nível mundial entre os alpinistas. A partir da cidade, há uma trilha de fácil acesso, ao final da qual, se pode apreciar toda a majestosidade da paisagem. Conta com um mirante de onde se tem lindas vistas da montanha.
Belíssima formação incrustada num vale rodeado por montanhas. Uma trilha (moderada, 10km, 3h30) leva até um mirante com vista para a imponente geleira. Fica a 14km da cidade.
Está situado numa área próxima à fronteira com o Chile, que já foi motivo de disputa territorial entre os dois países. É acessível pela Ruta Provincial 41, a 37km.
Bela lagoa emoldurada pelas montanhas nevadas, cercada por florestas. O local possui uma área para camping. Fica a 4km da cidade.
Está situada praticamente aos pés do Cerro Fitz Roy, sendo um dos locais onde pode-se avistá-lo mais de perto. O acesso é por uma trilha extensa e difícil, com forte subida. Porém na parte final oferece um dos mais belos visuais da região. O ponto de partida é um portal de entrada para a trilha, no Parque Nacional Los Glaciares. Gratuito.