Caviahue-Copahue

ALT 1.600 m, POB 608 hab, NEUQUÉN 373 km

ATRAÇÕES:

É a segunda escala no passeio pelas Cascadas del rio Agrio. A água cai de uma altura de 20m presa à montanha. A trilha de acesso passa entre exemplares de araucária, conhecidos por pehuen, e durante todo o trajeto, se ouve o ruído do rio, que vai ficando mais forte à medida que se aproxima da queda. Fica a 2km da cidade.
Queda de aproximadamente 15m, rodeada por bosques de araucárias, ñires e lengas (tipos de árvores regionais), compondo uma bela paisagem. Pode-se chegar até ela à pé ou a cavalo e no inverno em esqui de fundo ou em snowcats (tratores de neve), percorrendo um caminho de terra até 100m antes da cascata. Fica a 2km da cidade.
É um dos poucos lagos ácidos, formados naturalmente, no mundo. Sua origem é glacial e tem uma área de 9,22km², ocupando uma depressão localizada em uma antiga caldeira vulcânica do complexo efusivo de Copahue-Las Mellizas, cercado por estepes e florestas de pehuenes. Sua forma de ferradura contrasta com as formas alongadas da maioria dos lagos no sul do país. Fica a 2,5km da cidade.
Com aproximadamente 70m de altura, despenca em uma piscina cujos paredões que a rodeiam apresentam a forma de colunas do basalto. Pode-se apreciar a amálgama de cores dispersas nas rochas adjacentes e no leito do rio Agrio, que vão do vermelho ferrugem ao verde azulado. Acesso pelas Rutas Provinciales 26 e 27, a 14km da cidade.
Reconhecidas internacionalmente pela qualidade e diversidade de suas águas, cujas propriedades terapêuticas têm o aval da organização Mundial da Saúde. O passado vulcânico da região deu origem a fumarolas e fervedouros que mineralizam e proporcionam temperatura às águas de degelo, formando diferentes recursos termais que pela sua qualidade, diversidade e simultaneidade, são difíceis de encontrar em outro lugar do planeta. Os tratamentos ali realizados são assessorados por profissionais do serviço médico do complexo termal, combinando as diferentes águas medicinais (sulfurosa, ferruginosa, de Vichi, do mate, de limão e de vulcão), com vapores e lamas: balneoterapia (banhos de imersão ou hidromassagens), terapia por lama, massoterapia, fisioterapia e ginástica. A capacidade operativa é de 2.500 atendimentos diários em variadas enfermidades, entre as quais, da pele, reumatoide, artrite, respiratórias e celíacas.

8 de Abril, s/n, a 16km
Horário: Diariamente, 7h/21h.
Saiba mais:

Termas de Copahue