Parauapebas

ALT 150 m, POP 213.576 hab, BELÉM 720 km

Conhecida por estar assentada sobre a maior província mineral do planeta, a Serra dos Carajás, apresenta um dos maiores produto interno bruto (PIB) per capita do estado. Seu nome de origem tupi significa “afluente raso do rio grande”. A extração do minério de ferro representa sua principal fonte de recursos e geração de empregos. Destaca-se também na extração de manganês e ouro. Conta com o Aeroporto de Carajás, que realiza voos diários com destino a Belém e Belo Horizonte.

ATRAÇÕES:

  • Cachoeira Águas Claras
Situada dentro da Floresta Nacional de Carajás, possui 2 trilhas (Peito de Aço e Timborana) de fácil acesso com cerca de 750m de extensão cada, que levam até a bela queda d'água cristalina. No trajeto é possível observar diversas aves, como o pássaro Peito-de-Aço. O passeio custa R$200 para grupos de até 15 pessoas (Coperture). Além disso, há 2 taxas no valor de R$5,50 cada, uma para o ICMBio e outra por veículo utilizado na visita. Fica a cerca de 90km da portaria.
Ocupa uma área de 30ha preservados e reúne aproximadamente 270 animais, com destaque para aves e mamíferos. Conserva espécies ameaçadas de extinção, como o harpia, onça-pintada, suçuarana, macaco aranha-da-testa-branca, macaco-aranha-da-cara-vermelha e o macaco cuxiú. Tem um viveiro de imersão, que proporciona contato direto com as aves em ambiente livre de cercas. Este recinto possui 800m² e abriga 80 aves de 13 espécies, entre as quais, a arara-canindé, arara-vermelha e o papagaio verdadeiro.

Estrada Raymundo Mascarenhas, Km 26 - Núcleo Urbano de Carajás
Horário: Terça a domingo, 10h/16h. Gratuito.