Villa del Rosario

ALT 440 m, POB 88.433 hab, CÚCUTA 6 km

É a terceira cidade mais populosa do departamento depois de Cúcuta e Ocaña. Oficialmente faz parte da área urbana da região metropolitana da capital. Sua arquitetura apresenta características únicas, como o uso de cores nas fachadas, aproximação e disposição das casas mais antigas, ruas empedradas, tudo muito semelhante à arquitetura popular da costa mediterrânea.

ATRAÇÕES:

Foi a casa onde o herói da independência colombiana, General Francisco de Paula Santander, nasceu em 1792 e viveu seus primeiros anos de vida até 1805, quando foi a Bogotá para continuar seus estudos. O ambiente, os jardins e a arquitetura lembram a infância do General Santander. O acervo reúne muitos de seus pertences como o uniforme, espadas, entre outras coisas (réplicas).

Autopista Internacional Vía San Antonio, Km 6
Horário: Terça a sexta 14h/17h, sábado e domingo 15h/18h. Gratuito.
É uma igreja onde foi instalado o Congresso de 1821 (também chamado de Congresso Constituinte da Grande Colômbia) que redigiu e promulgou a Constituição de 1821, por meio da qual foi criada a Grande Colômbia, país formado pelos atuais Colômbia, Panamá, Venezuela e Equador. É considerado o maior monumento de valor histórico do país, pois foi palco de acontecimentos marcantes para Cúcuta e para toda a Colômbia. Hoje em dia podem ser vistas as ruínas silenciosas e uma estátua de mármore do libertador Simón Bolívar dentro do templo histórico, obra do escultor italiano Pietro Canónica.