Yopal

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 390 m, POB 155.882 hab, BOGOTÁ 340 km

Fundada por colonos boyacenses em 1915, é uma das capitais departamentais mais jovens do país e uma das cidades com maior crescimento populacional em nível nacional, especialmente após a separação de Casanare do departamento de Boyacá (ex-territórios nacionais) como resultado da constituição de 1991 e graças à exploração de petróleo. Além disso, a cidade é agora um atraente ponto de investimento para as grandes redes de lojas da Colômbia.

ATRAÇÕES:

Também conhecida como Cascada La Periqueña ou Cascada las Marías. É uma trilha de ecoturismo de La Calaboza, onde são realizadas caminhadas com observação de uma grande variedade de fauna e flora até chegar numa piscina natural onde repousa uma abundante cachoeira, cujas águas despencam em meio a uma colorida e diversificada vegetação. Esportes de aventura, como o rafting e o rapel (Cerro de los Venados, 20m de altura) fazem parte dos principais atrativos da área. Está localizada a 4km do centro, pela estrada Paz de Ariporo com um desvio de 600m antes de chegar à Puente La Cabuya, no corregimiento El Morro.
Um lugar para desfrutar de piscinas com a melhor vista da cidade. Disponível para eventos, oferece também hospedagem, restaurante, área de camping e trilha ecológica. Estrada para o Mirador de Buenavista, Km 2,5, subindo pelo antigo aqueduto, 6km.
Oferece a melhor vista da cidade. Do cume, a 750m de altura, apreciam-se as savanas, pastagens e outros cenários que identificam o panorama natural yopaleño. Conta com áreas de alimentação, de camping e piscinas naturais. Fica a 7km do centro, na Vereda Buenavista, com acesso pela estrada de Mangos.