Taubaté

ALT 580 m, POP 314.924 hab, SÃO PAULO 78 km

Tradicional município paulista, desempenhou papel importante na evolução histórica e econômica do país. Foi uma das primeiras cidades do país a se industrializar, o que ocorreu em 1891 com a fundação da Companhia Taubaté Industrial, que chegou a ser uma das principais indústrias do ramo da tecelagem no mundo. Atualmente, é o segundo maior polo industrial e comercial da região do Vale do Paraíba.

ATRAÇÕES:

Visita obrigatória para fãs do cinema nacional, foi criado para resgatar e homenagear a vida e a obra do cineasta e comediante Amácio Mazzaropi. Possui um acervo com mais de 20.000 itens, entre fotos, filmes, documentos, objetos cênicos, móveis e equipamentos. Está localizado no Hotel Fazenda Mazzaropi, próximo à Fazenda Santa onde foram produzidos muitos de seus filmes.

Estrada Municipal Amácio Mazzaropi, 249 - Itaim, a 4km do centro
Horário: Terça a domingo, 8h30/12h30. R$11.
Em uma área de 18.000m² abriga o casarão colonial do século XIX onde o escritor Monteiro Lobato nasceu e viveu até os 12 anos. O imóvel que pertenceu a seu avô materno, o Visconde de Tremembé, hoje funciona como Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato e preserva parte da mobília original, além de objetos pessoais, as primeiras edições de seus livros e 3 aquarelas pintadas por ele. Na área externa há um amplo espaço verde, com playground e diversas estátuas de personagens do Sítio espalhadas pelo gramado.

Av. Monteiro Lobato, s/n - Chácara do Visconde
Horário: Terça a domingo, 9h/17h. Gratuito.

ARREDORES:

Monteiro Lobato

ALT 653 m, POP 4.653 hab, TAUBATÉ 46 km

ATRAÇÃO:

Antiga Fazenda Buquira, herdada por Monteiro Lobato de seu avô e local onde ele viveu entre 1911 a 1918, época em que iniciava sua carreira na literatura infantil. É considerado historicamente como o verdadeiro Sítio do Pica Pau Amarelo. No casarão (1870), ele escreveu sua primeira obra: "Urupês". Nas proximidades do sítio, está a Cachoeira Reino das Águas Claras, citada pelo escritor em um de seus livros.

Estrada Municipal Monteiro Lobato-Caçapava, a 8km da cidade
Horário: Diariamente, 9h/17h. R$10.