Manizales

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 2.146 m, POB 434.403 hab, BOGOTÁ 294 km

Denominada “Ciudad de las Puertas Abiertas“, foi fundada em 1849 por colonos antioqueños e hoje é uma cidade com atividades econômicas, industriais, culturais e turísticas. Como capital do departamento, abriga as sedes do Governo de Caldas, da Assembleia Departamental, o Tribunal Administrativo de Caldas, bem como diversas empresas públicas, instituições e agências estaduais. Possui um sistema de transporte público através de teleférico, que atualmente conta com duas linhas que percorrem a cidade de norte a sul. Tem um aeroporto nacional chamado Aeropuerto de La Nubia, que conta com uma pista de aproximadamente 1.400m, mas devido às condições climáticas, costuma estar fechado devido à baixa visibilidade.

ATRAÇÕES:

A Catedral de Manizales foi projetada pelo arquiteto Julien Polty e construída em várias etapas entre 1928 e 1939. A torre central, construída em 1935 em concreto armado, chega a atingir 106m de altura e culmina no chamado Corredor Polaco. Este, por sua vez, é um corredor situado na torre central da catedral e ao qual se chega subindo mais de 300 degraus em espiral, que foram reconstruídos em metal em para substituir os originais de madeira. Ao chegar ao final das escadarias, a aproximadamente 100m de altura, este corredor-mirante oferece uma visão panorâmica de 360º da cidade. Este espaço deve seu nome ao famoso Corredor Polonês, criado no Tratado de Versalhes, que se estendia pela foz do rio Vístula e fornecia à Polônia acesso ao Mar Báltico às custas do território que até então pertencia ao extinto Império Alemão derrotado na Primeira Guerra Mundial.

Carrera 22 entre calles 22 e 23
Horário: Diariamente, 10h/17h. COP$12000.
Com 53ha, é considerado o pulmão verde da cidade e um lugar para passar o dia desfrutando de todos os seus atrativos. Conta com 3 linhas de canopy, canyoning, ponte tibetana, paredão de escalada, trilha ecológica, atividades culturais para adultos e crianças, informação e conhecimento da fauna e flora da região e também um dos melhores mirantes da cidade. Uma de suas atrações mais visitadas é o BioMa Interactive Center, um pavilhão interativo de ciência e tecnologia. Outro atrativo interessante é o Ortofotomapa, um mapa de Manizales que permite conhecer e localizar os diferentes setores da cidade. Também é possível avistar 180 espécies de pássaros como carriqui, perdizes e perus.

Calle 61B, #15-01 - bairro Minitas
Horário: Terça a domingo, 8h30/17h.
É um monumento escultural localizado na área do Lago de Aranguito. A obra realizada em bronze pelo mestre Luis Guillermo Vallejo pesa aproximadamente 50t e se divide em 2 partes: La Agonía, que se encontra na parte inferior e faz referência às viagens realizadas pelos colonizadores no lombo de boi através das montanhas íngremes da cordilheira central para poder colonizar a região. Sobre o lombo dos bois é possível apreciar alguns dos locais mais conhecidos da cidade como a Catedral Basílica de Nuestra Señora del Rosario, a Torre de Herveo, o Palacio de la Gobernación entre outros; El Éxtasis, na parte superior e central do monumento, que representa o triunfo destes colonizadores quando finalmente conseguiram chegar a este território.

Av. 12 de Octubre - bairro Chipre.
Possui uma área de 179ha, que fazem parte principalmente de uma reserva natural protetora e produtiva. Seu nome é uma alusão ao seu propósito de manter o interesse e o pensamento ativo pelo desenvolvimento e bem-estar de todos, sem exclusões ou particularidades. Entre os lugares de interesse estão o Observatorio de Mariposas, Bosque de Orquídeas, Huerto de los Aromas, Mirador de Aves, trilhas ecológicas e um sistema de teleférico em cadeirinhas.

Vía al Magdalena, Km 11 
Horário: Terça a domingo, 9h/16h.
A atividade do vulcão Nevado del Ruiz, faz com que a água brote água a 63ºC num ponto conhecido como “Mina de Hierro” (Mina de Ferro). A partir desse lugar, a 3.500m de altitude, é canalizada até Termales Tierra Viva, a 2.200m, onde é possível descansar em piscinas termais com temperaturas que variam entre 35 e 41ºC. Este lugar dispõe de serviços de massagem, restaurante e hospedagem.

Vía Enea-Vereda Gallinazo, Km 2, a 12,5km do centro.
Chamada pelo poeta Pablo Neruda de “Fábrica de Entardeceres”, oferece diversos atrativos como o mirante, espaço com telescópios de observação de longa distância que permitem apreciar os principais pontos da cidade e uma visão panorâmica de vários municípios vizinhos. Possui também atrações radicais como balanço extremo e a caminhada em plataforma externa com altura aproximada de 30m.

Calle 7A - bairro Chipre
Horário: Diariamente, 11h/20h. COP$5000.
Com 52m de altura, é também conhecida como Torre del Cable. Foi uma torre que serviu a linha de Cabo Aéreo de Manizales-Mariquita. Construída originalmente em aço, a torre veio da Inglaterra em um navio que foi afundado por um submarino alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Devido a isso, foi construída uma nova torre igual à original, desta vez com madeiras nativas da região. Seu nome vem do município de Herveo (Tolima), onde estava localizada até sua transferência para Manizales por trem da Ferrocarriles Nacionales no ano de 1984.

Carrera 23 esq. com Calle 65, #23-40 - Parque Antonio Nariño.