Fernando de Noronha

ALT 19 m, POP 3.167 hab, RECIFE 545 km

Arquipélago formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, pertencente ao estado de Pernambuco. Ocupa uma área total de 26km² e sua maior parte foi declarada Parque Nacional para proteção das espécies endêmicas lá existentes e da área de concentração dos golfinhos. Foi descoberto em 1503 por uma expedição portuguesa, organizada e financiada sob a liderança do comerciante Fernão de Loronha. A Vila dos Remédios é seu centro comercial e dispõe de hospital, farmácia e da única agência bancária local. O Aeroporto de Fernando de Noronha, tem capacidade para receber aeronaves de até médio porte, como o Boeing 737, e é servido por voos domésticos diários vindos de Recife (1h) ou Natal(RN). Para visitar a ilha, é obrigatório pagar uma taxa de preservação ambiental (R$70,66/dia), que acumula desconto após o 5º dia de permanência, e o ingresso do parque nacional (R$99).

ATRAÇÕES:

Local de acasalamento e descanso dos golfinhos, considerada o maior aquário natural do mundo em animais dessa espécie. Acesso proibido, limitado por bóias e cordas. Os golfinhos também podem ser vistos do alto da Baía, no Mirante dos Golfinhos, situado num paredão de 60m de altura (trilha fácil, 1km). Localizada a 6km da Vila dos Remédios.
Construído em 1737 sobre antigas ruínas, é a principal das 10 fortificações erguidas para a defesa da ilha. Com uma área 6.300m², fica no norte da ilha, a 45m acima do nível do mar. Sua planta em forma de polígono possuía 6 baterias e edificações de serviço. O local é muito procurado para admirar o pôr do sol. Acesso por trilha íngreme (200m).

Horário: Diariamente, 5h/18h. Gratuito.
  • praias

da Atalaia 

Remete à origem vulcânica da ilha, com pedras negras, arrecifes e o Morro do Frade, no meio do mar. Pequena faixa com arrecifes descobertos, formando uma grande piscina de corais. Na maré alta, os esguichos das ondas sobem a grandes alturas. Fica na área do Parque Nacional, permanentemente controlada pelo IBAMA (somente 30 pessoas por vez), a 1km da Vila dos Remédios.

da Baía do Sancho 

Isolada baía de águas límpidas, coberta de vegetação e repleta de ninhos de aves. Está situada na área do Parque, sob fiscalização constante, sendo uma das poucas que permite a parada de embarcações para banhos, sem causar danos aos corais. Limitada por uma falésia acentuada, que serve como mirante natural de onde se descortina uma bela paisagem. Fica a 4km da Vila dos Remédios.

da Baía dos Porcos 

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, é uma pequena, porém lindíssima área, quase sem extensão de areia formada por pedras. Tem piscinas naturais de águas transparentes, repletas de peixes coloridos, limitadas por um alto paredão de pedras pretas, com a visão do Morro Dois Irmãos em frente. Acesso difícil, realizado por trilha entre as pedras. Fica a 4km da Vila dos Remédios.

da Cacimba do Padre 

Seu nome se deve à descoberta de uma fonte de água potável em 1888. É uma das mais famosas e maiores praias da ilha, com 900m de extensão. Suas águas são verdes, transparentes e repletas de vida marinha. A areia é clara e fofa, e a vegetação nativa dos morros avança sobre a praia. Nas proximidades, há vestígios de uma das baterias da II Guerra Mundial, mas a maior atração é o Morro Dois Irmãos, à beira da praia. Fica a 4km da Vila dos Remédios.

Morro Dois Irmãos 

Principal cartão postal da ilha, é formado por 2 elevações rochosas de origem vulcânica e estrutura semelhante, que emergem do fundo do oceano Atlântico.

da Conceição 

Praia de fácil acesso e mar calmo, com grande extensão de areia, emoldurada por coqueiros. Situada aos pés do Morro do Pico, é bastante procurada para surfe.

Morro do Pico 

Ponto mais alto do arquipélago, com 323m de altura. É o cume de um grande sistema de montanhas submarinas, de origem vulcânica, que brotam do oceano, a cerca de 4.000m de profundidade.

do Leão 

Assim chamada devido a uma enorme pedra que se assemelha a um leão-marinho deitado. Tem areias muito brancas, piscinas formadas entre as pedras e esguichos. No alto do Morro da Viuvinha, há evidências da existência do antigo Forte do Bom Jesus do Leão, com 13 canhões semi-enterrados. É uma área do Parque, com controle rigoroso permanente, pois é onde mais ocorre desova de tartarugas. Nos períodos de desova, ninguém pode descer na praia após as 18h. Fica a 6km da Vila dos Remédios.
%d blogueiros gostam disto: