CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 1.876 m, POB 205.375 hab, LA PAZ 889 km
Conhecida como “Ciudad de las Flores“, foi fundada em 1574. Situada às margens do rio Guadalquivir, próximo à fronteira com a Argentina, é uma cidade pujante e mescla construções históricas com novos comércios, hotéis e restaurantes. Vive atualmente o boom da economia do país, com suas reservas de gás, terras favoráveis a agricultura e por seus vinhos de altitude que já são considerados como um dos melhores do mundo. (Foto capa: Raul Ramirez)
ATRAÇÕES:
- Casa Dorada ★★
Inaugurado em 1903, é um edifício modernista, inspirado no estilo da Escola de Belas Artes de Paris. Na fachada se destacam as colunas coroadas por figuras femininas e balcões com varandas de ferro. O andar térreo era dedicado ao comércio. Atualmente funciona como Casa de Cultura. Ingavi, 370 Horário: Segunda a sexta 9h/12h e 15h/18h, sábado 9h/12h.
É uma estrutura em forma de taça de vinho no ponto mais alto da cidade, a 1.915m sobre o nível do mar. Tem 280m lineares de percurso, mais de 190 degraus e infraestrutura com capacidade para 200 pessoas, e oferece uma vista panorâmica da cidade. Está localizado no bairro San Martin. Horário: Diariamente, 9h/12h e 15h/19h. BS$3.
Este local além de oferecer uma vista privilegiada da cidade, reúne as estações da via crucis, a Plaza de Las Cruces e uma escultura de Cristo. Seus passeios são rodeados de árvores, e dali pode-se avistar outro ícone da cidade, o Mirador de Los Suños, conhecido como "a grande taça de vinho". Horário: Diariamente, 8h/19h.
Uma das primeiras áreas verdes que se criaram na capital, tem sido ao longo dos anos inspiração para canções locais e centro de lazer pela beleza de seu entorno e pela variedade de flores, rosas e árvores. Está localizado nas imediações do bairro La Loma. Horário: Diariamente, 8h/19h.