San Cosme y Damián

ALT 77 m, POB 7.322 hab, ENCARNACIÓN 87 km

ATRAÇÕES:

Localizadas em uma ilha do lago da Represa de Yacyretá, são as únicas existentes no país. Com mais de 10ha, oferecem um espetáculo maravilhoso e imperdível, com areias imensamente brancas, águas cristalinas e dunas de mais de 30m de altura. O trajeto de aproximadamente 1h de ida e 1h de volta até a ilha é realizado de barco. Em San Cosme y Damián é possível contratar um para ir até lá (G.60000/mínimo 10 pessoas).
O Padre Buenaventura Suárez iniciou seus trabalhos e estudos sobre astronomia em 1703. Com ajuda dos índios construiu telescópios, quadrantes e um relógio de sol, que apesar de rudimentares, funcionavam com exatidão. O planetário tem capacidade para 25 pessoas e possui observatório, sala de projeção, vitrines com fósseis, coleção de meteoritos, maquetes de naves espaciais e uma esfera armilar, utilizada para conhecer a posição do sol e dos planetas.

Julia M. Cueto esq. com Alberdi
Horário: Diariamente, 8h/20h.
Fundada em 1632, seu imponente patrimônio histórico está representado pela Igreja da Redução. Cobre uma área de 2ha e possui o único relógio utilizado nas Missões Jesuíticas Guaraní. Além do relógio solar feito em pedra, conserva o antigo colégio. Sua praça central está sob administração da Municipalidad e é usada como praça pública. Oferece uma visita guiada até Tava Kue (3Km), local da primeira instalação da redução antes de sua localização atual. G.25000 (dá direito a visitar também as missões de Jesús de Tavarangue e Santísima Trinidad del Paraná).