Tornquist

ALT 276 m, POB 14.294 hab, LA PLATA 580 km

ATRAÇÃO:

Tem uma superfície de 6.718ha e conta com um acampamento na base do Cerro Ventana, uma trilha até a cavidade no seu topo, formação natural que dá nome a este sistema de montanha e foi declarado Monumento Natural em 1959, e um centro de interpretação no setor administrativo localizado ao pé do morro. Este pequeno recanto serrano protege uma amostra representativa das montanhas mais meridionais e é o habitat de várias espécies únicas (endêmicas), como Llantén (Plantago bismarckii) e a Iguana de Cobre (Pristidactilus cashuatiensis). Também se conservam pinturas rupestres de mais de 1.500 anos feitas pelos povos primitivos que habitaram a região. Está a 27km de Tornquist.

Ruta Provincial 76 - Villa Ventana
Horário: Diariamente 8h/17h (verão/semana santa), 9h/17h (resto do ano).

Fuente del Bautismo 

Trata-se de uma grande piscina natural com uma queda de água de aproximadamente 10m e com uma profundidade de 2,7m, onde é possível desfrutar de uma paisagem magnífica, aproveitando, principalmente durante a temporada de verão, para mergulhar nesta água doce de nascente. Localizada na Estância Cerros Colorados, é uma das caminhadas mais conhecidas que podem ser feitas a partir da localidade de Villa Ventana. Caminhada moderada de aproximadamente 1h, pelo leito do arroyo Belisario.

Garganta Olvidada 

A trilha percorre um cânion até uma cachoeira de 25m de altura, originada pela água das chuvas, que se infiltram nas rochas e logo emergem, formando uma vertente no paredão rochoso. Caminhada de esforço moderado (1h30).

Hueco de la Ventana 

É uma formação natural causada pelo colapso de uma caverna, que forma uma famosa janela no topo do morro. Este buraco tem 9m de altura, 5m de largura e 12m de profundidade. A subida é por uma trilha de alta dificuldade (6h), somente com acompanhamento de guias habilitados pelo Parque.