Itabira

ALT 766 m, POP 119.186 hab, BELO HORIZONTE 106 km

A cidade se destaca por ser a terra natal de Carlos Drummond de Andrade, contista, cronista e poeta modernista que se inspirou nela para algumas de suas obras. A região começou a ser desbravada no final do século XVII e o desenvolvimento social, econômico e estrutural veio com a exploração do minério de ferro em grande escala. Conta com uma estação ferroviária de passageiros, atendida pela Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), sendo um importante ponto de parada no caminho entre Belo Horizonte e Vitória.

ATRAÇÕES:

Considerada uma das cachoeiras mais bonitas de Minas Gerais, é uma imponente queda d’água que despenca a 110m de altura, muito procurada por banhistas e praticantes de rapel. De fácil acesso, está localizada numa propriedade particular no distrito de Ipoema, a 57km da cidade. R$10.
Inaugurado em 1998, tem o projeto arquitetônico original assinado por Oscar Niemeyer e um acervo bibliográfico que compreende cerca de 800 obras de autoria do poeta, um dos mais expressivos do Brasil, e de outros autores. Destaque para sua primeira máquina de datilografia, um rádio de pilha, uma coleção de cartas recebidas de grandes autores e familiares, prêmios literários e obras de artes feitas em sua homenagem. Do lado de fora, uma poética vista da cidade faz pano de fundo para sua estátua em bronze.

Encosta Leste do Pico do Amor, s/n - Campestre
Horário: Segunda a sexta 9h/18h, Sábado e domingo 10h30/16h30.