Tandil

ALT 188 m, POB 157.259 hab, LA PLATA 348 km

Fundada em 1823 com o nome de Fuerte Independencia, sua economia é baseada principalmente na agricultura, pecuária e turismo. Também várias empresas de desenvolvimento de software vem se instalado na cidade e impulsionando o crescimento do seu recente pólo tecnológico. Uma das maiores curiosidades para os visitantes é a extensão das ruas, que são mais longas no centro da cidade.

ATRAÇÕES:

Um verdadeiro Castelo de Mouros doado pelo governo espanhol em 1923, que pode ser acessado por uma estrada pavimentada, em meio às árvores, que leva até o seu cume, a cerca de 286,5m. Também se pode chegar ao local a pé através de uma escadaria de granito. Com a ajuda de um visor panorâmico, podem ser avistadas algumas das atrações da cidade. O prédio conta com um terraço e banheiros públicos acessíveis para pessoas com deficiência. Há também um escritório da Diretoria de Turismo e uma loja de produtos regionais. Fica no Parque Independencia, um lugar histórico onde em 1823 foi construído o primeiro forte que deu origem à cidade. Na entrada do parque há um pórtico em estilo renascentista, que foi doado pela comunidade italiana durante as comemorações do primeiro centenário da fundação da cidade.

Acesso pela Av. Arturo Illia.
Inaugurado em 1943, possui 14 grupos escultóricos que ilustram as estações da Via Crucis em um caminho calçado em meio a um bosque de eucaliptos, pinheiros e oliveiras. Uma escadaria de pedra de 96 degraus leva à imponente escultura Cristo en la Cruz, de 22m de altura, que pode ser vista de vários pontos da cidade.

Av. Monseñor de Andrea (continuação da Av. España).
Espelho d'água que cobre uma área de 19ha, criado a partir de uma barragem construída em 1962 para evitar a inundação do córrego Langueyú. É um excelente local para a prática de diversas atividades em seu circuito aeróbico de 3km, como ciclismo, corridas e caminhadas. Está rodeado por várias áreas de descanso com grandes árvores e espaços ajardinados. É utilizado para a prática de atividades náuticas, como caiaque, vela, canoagem, remo e pesca. No meio do lago há um jato artificial, cuja função é oxigenar a água contida pela represa. Acesso pela Av. Alvear e Rua Dr. Osvaldo Zarini, 4km.
Localizado no setor onde se encontra o Molino de Viento, tem uma incrível vista do Lago del Fuerte. Homenageia a obra literária de Miguel de Cervantes publicada no século XVII. São 2 esculturas feitas de ferro e cobertas por uma resina especial que lhes confere um diferenciado acabamento estético. Dom Quixote tem uma altura aproximada de 5m, enquanto Sancho Pança mede cerca de 3,5m.

Acesso pela Calle Dr. Osvaldo Zarini.
Fundado em 1963, possui 17 salas que se estendem por mais de 2.000m² cobertos e abrigam variadas coleções. Reúne carruagens, carroças e outros veículos militares, um avião Gloster, uma ferraria de época, uma pulpería (armazém) com todos os seus elementos, o mobiliário de uma antiga farmácia, a história da máquina de escrever e dos computadores, bem como uma infinidade de fotografias e objetos antigos.

4 de Abril, 845
Horário: Quinta a domingo, 15h/19h. AR$200.
É um museu privado que exibe uma variada coleção de carros antigos, antiguidades e objetos de época.

Av. España, 170
Horário: Sábado e domingo, 17h/20h. AR$300.
Durante milhares de anos foi uma surpreendente e maravilhosa raridade natural, mantendo um estranho equilíbrio sobre outra rocha. Pesava cerca de 300 toneladas e em 1912, se desprendeu de sua milenar armadura, caiu e se partiu em 3 pedaços ao pé de uma encosta profunda. Uma réplica foi inaugurada em 2007 composta por uma estrutura metálica, com uma cobertura feita com resina de fibras sintéticas. Está ancorada sobre uma base de cerca de 3m² no lugar exato onde ficava a original, com a mesma textura, forma e cor. Nas proximidades do morro onde a pedra está, há uma feira de artesanatos.

Camino Interno Bo de los Oficiales
Horário: Diariamente, 9h/19h.