Melipeuco

ALT 912 m, POB 6.138 hab, TEMUCO 92 km

ATRAÇÃO:

Possui uma área de 60.832ha, inicialmente formada por 2 parques distintos (PN Conguillio e PN Los Paraguas) que foram unidas e formaram o atual parque. Sua beleza se deve a seus lagos e lagoas, ao Volcán Llaima, sua vegetação nativa, com destaque para araucárias, ñirres, coihues, lengas, palos santos, raulíes, entre outras, que Junto com as plantas e flores variadas, constituem um dos parques mais visitados do Chile, atraindo a atenção principalmente de turistas estrangeiros. Fica a 17km da cidade.

Horário: Aberto com restrições de pessoas (máximo 250); Setor Los Paraguas: terça a sexta; Setor Truful-Truful: terça a domingo; ambos 8h30/18h. Entrada somente até 12h. Setor Captrén: fechado. CLP$9300.

Laguna Arcoiris

Bela lagoa localizada dentro do Parque Nacional Conguillío. É um espelho natural graças às suas águas cristalinas, que permitem que as cores da vegetação de seu entorno se reflitam na água, podendo ser apreciadas com nitidez. No outono o lago reflete o vermelho característico desta estação do ano, e na primavera as belas cores de sua vegetação florida. Sua formação data de 320 anos, devido à erupção do Volcán Llaima, que com a sua lava represou as águas de um estuário, inundando parte de um bosque de nothofagus. Os restos de troncos carbonizados ainda podem ser vistos devido à transparência das águas. A trilha para a lagoa é uma das mais seguras do parque, podendo ser visitada também por crianças. Durante o trajeto existem infográficos que explicam de forma didática a origem e formação da paisagem deste setor. Fica a 24km da cidade.

Salto Truful-Truful ★★

É a primeira parada para quem vem de Melipeuco. A trilha é fácil e curta, não passa de 30min no total, começando na entrada do parque. ⁣⁣É uma grande cachoeira de 20m de altura com uma interessante história geológica do setor. Está cercada pela natureza nativa e fluxos de lava antigos do Volcán Llaima. Fica a 9km da cidade.