Purmamarca

ALT 2.324 m, POB 891 hab, SAN SALVADOR DE JUJUY 65 km

ATRAÇÕES:

Originou-se em torno de setenta e cinco milhões de anos atrás, constituído por sedimentos marinhos, lacustres e fluviais que foram depositados na área durante séculos.Entre as cores que podem ser vistas ali estão verde, amarelo, rosa, branco, roxo, marrom, vermelho e laranja, formando um espetáculo natural como poucos no mundo. Junto com a localidade de Purmamarca, a seus pés, forma um dos cartões postais mais conhecidos do noroeste da Argentina. Em 2003, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco devido ao seu enorme valor cultural. pode ser avistado de frente a partir dos mirantes que rodeiam a cidade. A melhor hora do dia para observá-lo é ao amanhecer.

Ruta Nacional 52, 2km.
Trecho de 17km em subida entre Purmamarca e Salinas Grandes, que serpenteia pelas montanhas até chegar aos 4.170m de altura na localidade de Abra de Potrerillos. Há poucos quilômetros antes de atingir seu topo, há um mirante de onde se pode observar a vertiginosa inclinação em quase toda a sua extensão e uma imensidão de montanhas de cores verde, cinza e marrom, erodidas pelo vento, pela água e pela passagem do tempo.

Ruta Nacional 52, 26km.
Mercado de artesanato ao redor da praça principal, onde podem ser encontrados diversos objetos como pequenos frascos com terra colorida, vasilhas, cerâmica, tapetes de tear, estofados, ponchos, cobertores, instrumentos musicais nativos e roupas típicas da região.

Plaza 9 de Julio.
Imenso deserto de sal que se estende por uma área de 212km², a 3.450m de altitude. Sua origem data de um extenso período localizado temporalmente entre 5 e 10 milhões de anos atrás. Em um longo prazo a bacia desta salina foi coberta por águas com grande quantidade de sais provenientes de atividades vulcânicas. A evaporação gradual das águas salgadas continentais, originou a salina, que possui uma crosta cuja espessura média é de 30cm. Destacam-se as grandes piscinas de águas turquesas, de onde os trabalhadores extraem de forma precária o sal para comercialização. Para visitação, recomenda-se o uso de óculos de sol.

Ruta Nacional 52, 66km.