Trinidad

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 135 m, POB 21.429 hab, MONTEVIDEO 195 km

ATRAÇÕES:

Monumento Natural situado numa área de 45ha. Constitui uma formação natural de rochas sedimentares, que foram depositadas há cerca de 70 milhões de anos. Esta caverna é uma formação geológica peculiar formada por uma concha de arenitos ferrificados, sustentada por dezenas de estruturas colunares com cerca de 2m de altura. Embora a sedimentação das areias tenha ocorrido no período Cretáceo Superior, o processo de endurecimento ou consolidação que os transformou em arenitos por meio de um processo de ferrificação ocorreu durante o início do período terciário. Possui uma frente de labirinto de vários metros, embora apenas 40m sejam facilmente acessíveis ao público.
 
Antiga Ruta 3, Km 236, 56km do centro (10km da nova Ruta 3, sentido Paysandú)
Horário: Quarta a domingo, 9h/17h. $U50.
Localizado na antiga estação de trem, construída em 1916. Conta com 4 salas de exposição e um acervo com diversas coleções, entre as quais se destacam as de materiais paleontológicos, arqueológicos e históricos da região.

Mario Alcides López, s/n (Antiga Estação).
Em uma área de 75ha, convivem 1.500 animais de 150 espécies, entre mamíferos, aves e répteis, tanto nativos como de diversas partes do mundo. O local é organizado com trilhas sinalizadas, loja de artesanato e jaulas de vários tipos para animais, sendo que, em algumas delas é possível entrar e ficar em contato com os animais ou vê-los de cima. O restante tem cercas onde os animais ficam em regime de quase liberdade. Entre outras atrações, possui um terrário considerado um dos melhores do país. Conta também com área para piqueniques, parque infantil, lago artificial com ponte suspensa, pérgolas e passarelas.

Ruta 3, Km 193
Horário: Quarta a domingo, 10h/18h. $U150.
Saiba mais:

Ecoparque Tálice