CAPITAL DA REGIÃO, ALT 2 m, POB 221.364 hab, SANTIAGO 2.032 km
Conhecida como a “Ciudad de la Eterna Primavera” por seu clima agradável, é um importante porto para uma grande região do interior da América do Sul, localizada a apenas 18km ao sul da fronteira com o Peru. É caracterizada pela diversidade cultural, folclórica, étnica e também pelo seu passado histórico, com destaque para as múmias Chinchorro, consideradas das mais antigas do mundo. A posição estratégica da cidade é reforçada por estar ao lado da rodovia Panamericana, que a conecta com o resto do país. Além disso, conta com ferrovias internacionais que a ligam ao Peru e à Bolívia e também é servida pelo Aeropuerto Internacional Chacalluta.
ATRAÇÕES:
É um conjunto de cavernas localizadas 9km ao sul, na chamada Playa Corazones. Nelas é possível ver, além das cavernas, falésias e a fauna da região. Foram esculpidas pela erosão, um produzida pelo mar e pelo vento. No local os visitantes podem escalar e realizar caminhadas, e desta forma aproveitar o panorama natural. É o único sítio arqueológico que guarda a história dos Chinchorro. Horário: Diariamente, 9h/19h30. Gratuito.
- Morro de Arica ★★★
É um morro costeiro que possui o topo plano com cerca de 500m de extensão a uma altura que ultrapassa 130m. Situa-se a sul da área urbana, sendo a maior referência turística e simbólica da cidade. Foi declarado Monumento Nacional em 1971. Oferece uma vista panorâmica da cidade e das praias do Pacífico. O acesso ao seu cume de carro é pela calle Sotomayor e a pé por um caminho de pedestres que começa no final da calle Colón. No topo há uma pequena praça com vários monumentos, um mirante e o Museo Histórico y de Armas de Arica.
Museo Histórico y de Armas de Arica ★
Inaugurado em 1974, está localizado em um antigo forte no alto do Morro de Arica. Na pracinha do morro encontram-se alguns canhões quebrados, um busto do Coronel Pedro Lagos e um monumento ao Soldado Desconhecido. No museu, há lembranças da tomada do morro e vários artefatos da Guerra do Pacífico. Pode-se chegar de carro pela calle Sotomayor ou a pé, pelo caminho de pedestres no final da calle Colón. Horário: Terça a domingo, 10h/20h.
Seu patrimônio cultural inclui mais de 10.000 anos de história. Destaca-se por abrigar as múmias da cultura Chinchorro, as mais antigas do mundo. Possui 3 salas de exposição com mais de 20.000 peças que retratam o desenvolvimento da população, divididas em 3 seções que incluem temáticas sobre a terra e o mar, o homem e a produção agrícola e artesanal, e o mundo mágico e religioso. Apresenta uma bela coleção de tecidos delicados, cestaria e cerâmicas andinas e costeiras dos povos indígenas. Na entrada há uma praça de palmeiras com 13 petróglifos. Valle de Azapa, Km 12, a 16km do centro Horarios: Diariamente, 10h/18h. CLP$2000.

Em 2004 durante a construção de um hotel, foi descoberto um cemitério com 48 múmias da cultura Chinchorro. No local podem ser observadas as múmias e outros objetos, no mesmo local onde foram achados. O povo chinchorro vivia basicamente da pesca e habitou a região há cerca de 3.000 anos antes de Cristo. Cristóbal Colón 10 Horário: Diariamente, 10h/18h. CLP$2000.
- playas
É um balneário de águas mornas que o tornam ideal para banhos e esportes náuticos, ao mesmo tempo que permite agradáveis ??passeios à beira-mar. Abrange 1.700m de costa, a poucos minutos do centro da cidade. Além disso, caracteriza-se por ter o apelo visual das caldeiras do navio norte-americano Wateree, que foi arrastado no século 19 devido ao terremoto e maremoto de Arica (1868), encalhando a mais de 800m terra a dentro.
É uma pequena praia propícia para banhos de mar, mas esta condição estende-se por alguns metros, visto que existem rochedos nas imediações. Está protegida do vento e tem ondas muito suaves, com temperaturas amenas e areias brancas. Possui locais de descanso e restaurantes. Está equipada com sanitários, duchas, cabines e serviço de salva-vidas. Encontra-se ao sul da cidade, com acesso pela avenida Comandante San Martín.
Complexo escultórico em concreto armado e argila, obra do artista Juan Díaz Fleming. É composto por uma estrutura hemisférica com uma espiral gravada denominada "Os Ancestrais" e 2 figuras verticais denominadas "A Origem da Linha", cuja forma é uma abstração do corpo humano. Está localizada nos pampas de Chaca, no cruzamento da Panamericana Norte com a rodovia A-31, 21km ao sul da cidade de Arica.