São Geraldo do Araguaia

ALT 125 m, POP 24.991 hab, BELÉM 708 km

ATRAÇÃO:

Com uma área de 24.897,38ha, encontra-se numa região montanhosa, zona de transição entre a Floresta Amazônica e o Cerrado, repleto de ecossistemas, belezas cênicas, cachoeiras, sítios arqueológicos, cavernas, grutas, registros rupestres, trilhas e um mirante para contemplação de parte do Parque com vista do rio Araguaia.

Em geral, as trilhas dentro do Parque são consideradas de nível difícil, devido ao relevo acidentado. As mais acessíveis possuem extensão variando entre 4Km a 6Km de subida, algumas culminando em afluentes do rio Araguaia como a Cachoeira da Quarta Queda ou em outros pontos de contemplação da natureza, como a região na Casa de Pedra.

A região também possui um significado histórico, por ter sido considerada como base da Guerrilha do Araguaia, movimento armado de ideologia comunista/socialista, que existiu entre o final da década de 1960 e meados da década de 1970.

Acesso pela Rodovia BR-153, a 40km da cidade. R$10.

Cachoeira da Quarta Queda

Recebe o maior número de visitantes do parque estadual, devido a facilidade de acesso. Porém, para visitá-la é necessária a autorização do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará.

Cachoeira das Três Quedas

Próxima à Cachoeira da Quarta Queda, está situada numa propriedade particular, necessitando de autorização do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará para visitas.

Casa de Pedra

Extensa área formada por grandes blocos de arenito, com vários corredores intercalados por abrigos e grutas, que dão à área um aspecto como de uma cidade de pedra. Esses conjuntos rochosos propiciam a ocorrência de inúmeras cavernas, abrigos, portais, janelas, galerias e torres.