Congonhas

CIDADE HISTÓRICA, ALT 871 m, POP 54.196 hab, BELO HORIZONTE 79 km

ATRAÇÕES:

Apresenta a história de personalidades que se destacaram na cidade. Acervo composto por fotos, documentos e objetos antigos, distribuídos em dois pavimentos do antigo Casarão dos Fonseca.

R. Bom Jesus, 250
Horário: Diariamente, 9h/17h. Gratuito.
Com painéis interativos, explica de maneira visual e didática, a história da construção do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, desde os materiais escolhidos até as imagens e esculturas.

Alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77
Horário: Terça, quinta, sábado e domingo 9h/17h. R$ 10. Quarta 13h/21h. Gratuito.
Obras de Antônio Francisco Lisboa, o mestre Aleijadinho, as estátuas esculpidas em pedra-sabão em tamanho natural foram feitas entre 1794 e 1804. Os profetas estão vestidos à moda oriental e carregam uma cartela com inscrição latina, segundo a profecia de cada um. São eles: Jeremias, Isaías, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Naum e Habacuque. Estão localizadas no Complexo do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, no alto de uma colina sobre a cidade.

Praça do Santuário, s/n
Horário: Terça a domingo 9h/17h, quarta 13h/21h. Gratuito.
Era uma espécie de pousada formada por um conjunto de casas organizadas em semicírculo ao redor de um imenso pátio. Foi desativada no início da década de 1960. Da construção original, só restaram duas torres ligadas por um arco que compõem o pórtico de entrada, restaurado em 1994. Foi reconstruída em 1995, mantendo as características arquitetônicas da antiga pousada. Atualmente, é um espaço destinado à preservação da história, cultura, artes, lazer e turismo.

R. Alípio Barbosa, 100
Horário: Segunda a sexta 7h/18h, sábado e domingo 8h/17h. Gratuito.