Castelo do Piauí

ALT 239 m, POP 19.715 hab, TERESINA 166 km

ATRAÇÕES:

  • Cachoeira das Arraias ★★
É composta por 2 quedas d’águas, sendo uma de 12m e outra de 20m de altura, formadas pelas águas do riacho da Palmeira. Esta cachoeira só pode ser vista  nos períodos de chuva. É muito procurada para a prática de rapel e o acesso é somente com acompanhamento de guias, a partir do Parque Natural Municipal da Pedra do Castelo.
  • Cachoeira do Covão 
São 2 quedas d’água, cada uma delas com cerca de 15m, que dão a impressão de uma grande escadaria por onde passam as águas do rio. Os altos paredões, a profundidade e o piso escorregadio transformam o passeio numa grande aventura. Para se chegar até a piscina, é necessário ajuda de escadas,  colocadas entre as rochas. Fica no povoado de Boa Esperança, a 30km da cidade.
Imensa formação rochosa que lembra um castelo medieval e guarda em seu interior câmaras e salões que já foram habitados há milhares de anos atrás.  Em suas paredes, há pinturas rupestres deixadas pelo homem pré-histórico. Para conservá-la, foi criado um parque municipal, com trilhas e outros atrativos.

Acesso pela Rodovia BR-226, 22km
Horário: Quarta a domingo, 7h/17h30.