Itu

ALT 583 m, POP 168.240 hab, SÃO PAULO 102 km

Fundada em 1610, apresenta um imenso potencial turístico, graças ao seu inestimável patrimônio histórico, cultural, religioso, ambiental e arquitetônico. É conhecida como “terra dos exageros”, em razão de uma piada feita pelo saudoso humorista Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício, que se referia a Itu como “a cidade onde tudo é grande”. Hoje sua economia possui um perfil misto, baseado no turismo, comércio, prestação de serviços e indústrias.

ATRAÇÕES:

Instalado em um sobrado construído em 1847 com uma elegante fachada ornada com azulejos portugueses, conta história da evolução e distribuição da energia no país. A exposição permanente "História, Energia e Cotidiano" apresenta em maquetes a influência do uso doméstico da energia entre os anos 1850 e 1950. Também reúne mobílias e objetos antigos, todos relacionados à energia, como telefones, medidores de energia, lâmpadas, lamparinas.

R. Paula Souza, 669 - Centro.
Horário: Terça a domingo, 10h/17h. R$4.
Cartão postal, símbolo e o principal responsável pela fama da cidade. Foi instalado em 1973 pela antiga operadora de telefonia do estado, Telesp. Atrai a curiosidade de turistas e visitantes.

Praça Padre Miguel - Centro.
Com uma área de 44.346m² remanescentes de uma antiga pedreira, seu nome é utilizado pelos geólogos para denominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de camadas depositadas durante o intervalo de um ano. Com bosques, lagos e cascatas, o parque abriga a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul, contendo evidências de uma extensa idade glacial, quando há cerca de 280 milhões de anos, um enorme lençol de gelo cobria a região.

R. Parque do Varvito, 400 - Parque Nossa Senhora Candelária
Horário: Terça a domingo, 8h/17h.
%d