ALT 524 m, POB 25.413 hab, TEMUCO 84 km
ATRAÇÕES:
Possui uma área de 6.474ha e é valorizado por sua riqueza florestal e pelas formações geológicas que ocasionam seus relevos montanhosos característicos. Embora esteja fora do parque, o Volcán Tolhuaca contribui com sua presença para a composição da paisagem. Nas partes mais altas do parque predominam as matas de coigües, lenga e araucária, nas quais é possível observar o desenvolvimento de líquenes amarelados no tronco e ramos. As florestas do parque abrigam pequenos animais, como o colocolo, e animais maiores, como a raposa cinzenta-argentina ou o puma. Entre as aves é possível encontrar espécies como o pica-pau, o martim-pescador-grande, o chucao e a torcaza. Estrada para Termas de Tolhuaca, Km 34, 45km Horário: Terça a domingo, 8h30/16h. CLP$7200.
Belíssima queda d'água de 49m de altura, é o desague natural da Laguna Malleco. Está localizado dentro do Parque Nacional Tolhuaca. É considerada uma das cascatas mais lindas do sul do Chile. Para chegar ao mirante, é preciso percorrer uma trilha (2km ida/volta) rodeada de grandes árvores nativas. O rio Malleco é o principal curso de água do Parque e, após passar pela cascata, forma um cânion profundo que obrigou a construção do famoso Viaducto del Malleco no final do século XIX. Inaugurado em 1890 com 102m de altura, permitiu a travessia da ferrovia, tendo sido considerada a ponte ferroviária mais alta do mundo naquela época. Fica a 46km da cidade.
Queda d'água com cerca de 25m de altura, é produto de um desnível gerado por estruturas colunares de basalto, que fazem com que o estuário La Gloria passe a desaguar no rio Cautín. Seu entorno é bastante atrativo já que apresenta uma abundante vegetação nativa, com presença de samambaias, musgos e variada vegetação arbustiva. A visibilidade é boa, assim como o acesso, que fica a cerca de 500m da estrada principal que liga Curacautín a Malalcahuello, a 21km da cidade.
Antigo Termas Tolhuaca, é um centro termal de montanha, de natureza e géiser milenar, recentemente remodelado em suas áreas de Spa, alojamentos, piscinas e restaurante. Sua fonte termal jorra a uma temperatura de 86°C dentro de uma caverna localizada na base do barranco do rio Dillo. Dentro desta caverna emergem 8 gêiseres de alta pressão, gerando uma cortina de vapor que contrasta radicalmente com o verde das araucárias e o branco agressivo do curso do rio Dillo. Ruta Curacautin, Km 33, 35km.