Puerto Varas

ALT 56 m, POB 44.578 hab, PUERTO MONTT 21 km

ATRAÇÕES:

Está localizado em frente ao Lago Llanquihue. Sua fachada é impressionante, destacando-se pela infinidade de elementos que seu criador conseguiu mesclar para torná-la muito atrativa aos visitantes. Dentro estão inúmeros elementos armazenados que levam o visitante a imaginar como era o passado dos colonos da região. Destacam-se as pinturas de casas históricas realizadas pelo artista. Nesta casa-museu tudo pode ser visto e tocado.

Vicente Pérez Rosales, s/n
Horário: Segunda a sexta, 11h/19h. Gratuito (colaboração voluntária).
Foi criado em 1926 em homenagem ao destacado homem público Vicente Pérez Rosales, sendo o mais antigo parque nacional do Chile. Possui uma área de 253.780ha e altitudes que variam de 50 a 3.491m sobre o nível do mar. Conta com uma proteção de seu subsolo como lugar de interesse científico para fins de mineração. Contém extensões de mata virgem caracterizadas por grandes áreas cobertas por árvores nativas como coigues, ulmos, olivillos e arrayanes. Em sua área estão o Lago Todos los Santos e o rio Petrohué, conhecido pelos saltos de mesmo nome, onde a torrente do rio desliza sobre grandes pedras. Entre as principais trilhas estão a dos Saltos del río Petrohué (600m, 30min), Laguna de Los Enamorados (900m, 45min), Laguna Verde (180m, 20min) e Cascada de Los Novios (400m, 25min). Acesso pela Ruta CH-225, a 55km. O trajeto é asfaltado até pouco depois dos Saltos de Petrohué, depois é estrada de cascalho em bom estado até chegar ao Lago Todos los Santos.

Horário: Segunda a sexta 9h/17h. CLP$6200.

Lago Todos los Santos

Foi descoberto pelos jesuítas que habitavam a grande ilha de Chiloé, os quais procuravam um caminho para o pampa para aí instalarem uma missão. Possui uma área de 178,5km² e uma altitude de 189m acima do nível do mar e uma profundidade máxima de 337m. Impacta pela particularidade da cor verde esmeralda de suas águas, além de estar rodeado por 3 imponentes vulcões nevados, que também pertencem ao parque: Volcán Osorno, Volcán Puntiagudo e o Cerro Tronador.

Saltos de Petrohué

São cachoeiras localizadas a uma curta distância rio abaixo do Lago Todos los Santos. Estão localizadas dentro do Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, perto da estrada para Petrohué, uma localidade às margens desse lago. A cachoeira está localizada em uma base de lava basáltica, proveniente do Volcán Osorno. Seu fluxo de água é em média de 370m³ por segundo, aumentando durante a estação chuvosa, porque o Lago Todos los Santos pode aumentar sua altura em até 2m. A água do lago é geralmente límpida com um tom verde e azul.