Posadas

CAPITAL DA PROVÍNCIA, ALT 124 m, POB 324.456 hab, BUENOS AIRES 1.000 km

Fundada em 1870, a capital é a cidade mais povoada e o principal centro administrativo, comercial e cultural da província. Atualmente, é uma das cidades com maior crescimento em toda a região nordeste argentina. A ponte San Roque González de Santa Cruz, sobre o rio Paraná, faz a ligação com Encarnación, no Paraguay. A avenida Costanera reúne vários atrativos ao longo de seus 10km de extensão, e é seu principal ponto turístico. Fora desse circuito, um lugar interessante para ser visto é a Capilla San Jorge, construída em pedras pelos moradores do bairro San Jorge.

ATRAÇÕES:

Avenida que margeia o rio Paraná e foi projetada com o propósito de ser um local de lazer. Por este motivo, a circulação por ela é restringida a uma velocidade de 30km/h. Nos seus 10km de extensão, reúne vários atrativos: Antigua Estación, Cascada Artificial, Escalera Neumann, Monumento a Andresito e o Muelle Mirador. Numa de suas extremidades encontra-se a ponta de El Brete, com um mirante que avança sobre o rio. Nessa área podem ser apreciados os mais belos entardeceres da cidade.

Antigua Estación del Ferrocarril

Originalmente construída em 1912, a antiga estação ferroviária foi reformada junto com 2 das locomotivas que circularam pela província no passado. O complexo reúne além da velha Estação, um museu de ciências naturais, a Feira de Empreendedores (nos finais de semana) e a pracinha do Mercado Modelo.

Cascada Artificial del Parque Cantera ★★

Salto artificial de 15m de altura, situado numa praça seca de 26.000m² que foi uma antiga pedreira. O local é utilizado para espetáculos culturais e atividades ao ar livre. Um grande mapa de rodovias da província está estampado no piso da praça, em frente à cascata. Horário de funcionamento: Diariamente, 6h/9h, 11h/13h e 17h/24h.

Escalera Neumann

Foi pintada pelo artista plástico misionero Bernardo Neumann com o objetivo de homenagear os muitos saltos d'água da província. Quando chove, o efeito cascata se torna bem real, com a água descendo pelos seus degraus. Está situada na altura da calle Frías.

Monumento a Andrés Guacurarí o Andresito

Escultura gigante de 15m de altura feita em aço inoxidável em homenagem ao comandante militar de origem guarani, que governou a província entre 1811 a 1821.

Muelle Mirador

Bela estrutura metálica que avança em uma passarela de 170m sobre o rio Paraná, com belas vistas da cidade, da ponte internacional e de Encarnación (PY).
Inaugurada em 1990, possui 2.550m de extensão sobre o rio Paraná, ligando Posadas a Encarnación, no Paraguai. Milhares de pessoas cruzam diariamente a ponte para compras no país vizinho. OBS: É preciso passar pela aduana para fazer o registro de entrada e saída de ambos países.
Serviço de trens de alta velocidade que atravessa o rio Paraná fazendo a ligação com Encarnación (PY). A locomotiva utilizada, de origem holandesa (1982), foi especialmente remodelada para o serviço. Com uma frequência de 15min, os trens saem da nova estação de Posadas e percorrem 8km em 7min até chegar na estação ferroviária de Encarnación.
Saiba mais:

Satelite Ferroviario/horários e tarifas

ARREDORES:

Candelaria

ALT 122 m, POB 24.298 hab, POSADAS 27 km

ATRAÇÃO:

Área natural de 25ha com categoria de reserva de usos múltiplos, dedicada a investigação, produção autossuficiente de flora e fauna silvestre nativas e centro de reabilitação de animais misioneros. O passeio pela reserva permite conhecer desde aves da província até grandes felinos.

Acesso pela Ruta Nacional 12, a 8km da cidade
Horário: Terça a domingo, 9h/18h. AR$20.

Profundidad

ALT 204 m, POB 629 hab, POSADAS 38 km

ATRAÇÃO:

O parque tem uma área de 19ha e contem um resquício de selva misionera. É atravessado pelo pequeno cânio cortado pelo curso do arroyo Profundidad e forma um salto de uns 12m de altura. Apesar de seu pequeno tamanho abriga uma grande variedade de espécies em um ambiente que inclui um setor de pastagens com agrupamentos característicos de monte, especialmente de árvores de urunday. Conta com aproximadamente 3km de trilhas que acompanham o riacho e permitem adentrar caminhando na vegetação espessa. Fica a 650m da Praça Principal da cidadezinha.