Posadas

CAPITAL DA PROVÍNCIA, ALT 124 m, POB 344.700 hab, BUENOS AIRES 1.000 km

Fundada em 1870, a capital é a cidade mais povoada e o principal centro administrativo, comercial e cultural da província. Atualmente, é uma das cidades com maior crescimento em toda a região nordeste argentina. A Puente San Roque González de Santa Cruz, sobre o rio Paraná, faz a ligação com Encarnación, no Paraguay. A Avenida Costanera reúne vários atrativos ao longo de seus 10km de extensão, e é seu principal ponto turístico. Fora desse circuito, um lugar interessante para ser visto é a Capilla San Jorge, construída em pedras pelos moradores do bairro San Jorge.

ATRAÇÕES:

Avenida que margeia o rio Paraná e foi projetada com o propósito de ser um local de lazer. Por este motivo, a circulação por ela é restringida a uma velocidade de 30km/h. Nos seus 10km de extensão, reúne vários atrativos: Antigua Estación, Cascada Artificial, Escalera Neumann, Monumento a Andresito e o Muelle Mirador. Numa de suas extremidades encontra-se a ponta de El Brete, com um mirante que avança sobre o rio. Nessa área podem ser apreciados os mais belos entardeceres da cidade.

Antigua Estación del Ferrocarril

Originalmente construída em 1912, a antiga estação ferroviária foi reformada junto com 2 das locomotivas que circularam pela província no passado. O complexo reúne além da velha Estação, um museu de ciências naturais, a Feira de Empreendedores (nos finais de semana) e a pracinha do Mercado Modelo.

Cascada Artificial del Parque Cantera ★★

Salto artificial de 15m de altura, situado numa praça seca de 26.000m² que foi uma antiga pedreira. O local é utilizado para espetáculos culturais e atividades ao ar livre. Um grande mapa de rodovias da província está estampado no piso da praça, em frente à cascata. Horário de funcionamento: Diariamente, 6h/9h, 11h/13h e 17h/24h.

Escalera Neumann

Foi pintada pelo artista plástico misionero Bernardo Neumann com o objetivo de homenagear os muitos saltos d'água da província. Quando chove, o efeito cascata se torna bem real, com a água descendo pelos seus degraus. Está situada na altura da calle Frías.

Monumento a Andrés Guacurarí o Andresito

Escultura gigante de 15m de altura feita em aço inoxidável em homenagem ao comandante militar de origem guarani, que governou a província entre 1811 a 1821.

Muelle Mirador

Bela estrutura metálica que avança em uma passarela de 170m sobre o rio Paraná, com belas vistas da cidade, da ponte internacional e de Encarnación (PY).
Inaugurada em 1990, possui 2.550m de extensão sobre o rio Paraná, ligando Posadas a Encarnación, no Paraguai. Milhares de pessoas cruzam diariamente a ponte para compras no país vizinho. OBS: É preciso passar pela aduana para fazer o registro de entrada e saída de ambos países.
Serviço de trens de alta velocidade que atravessa o rio Paraná fazendo a ligação com Encarnación (PY). A locomotiva utilizada, de origem holandesa (1982), foi especialmente remodelada para o serviço. Com uma frequência de 15min, os trens saem da nova estação de Posadas e percorrem 8km em 7min até chegar na estação ferroviária de Encarnación.
Saiba mais:

Satelite Ferroviario/horários e tarifas

ARREDORES:

Candelaria

ALT 122 m, POB 24.298 hab, POSADAS 27 km

ATRAÇÃO:

Área natural de 25ha com categoria de reserva de usos múltiplos, dedicada a investigação, produção autossuficiente de flora e fauna silvestre nativas e centro de reabilitação de animais misioneros. O passeio pela reserva permite conhecer desde aves da província até grandes felinos.

Acesso pela Ruta Nacional 12, 8km
Horário: Terça a domingo, 9h/18h. AR$20.