Uribia

ALT 10 m, POB 186.532 hab, RIOHACHA 97 km

A maior parte de sua população faz parte do povo Wayúu, que habita este território desde os tempos pré-colombianos e é reconhecido como o dono coletivo da grande reserva indígena do Alto e Médio Guajira, que se estende pela área rural do município. Sua economia é baseada na criação de caprinos, comércio, turismo, exportação de carvão, gás natural e sal marinho.

ATRAÇÕES:

Acidente costeiro no sul do Mar do Caribe, cuja parte norte tem uma altura de 47m. Devido à projeção turística que teve nos últimos anos, a poucos metros do local, na faixa litorânea sul, foram instaladas barracas típicas de hospedagem e restaurantes para turistas. Este lugar é considerado um paraíso turístico na Colômbia. A terra laranja e quente, o céu azul, as montanhas de cactos, o mar transparente, tudo se combina para fazer do pôr do sol do lugar um dos mais impressionantes do mundo. Entre suas principais atrações estão Cerro Pilón de Azúcar e Playa Dorada. Fica a 68km da cidade.

Cerro Pilón de Azúcar

Morro cujo cume parece se erguer a quilômetros de distância, mas que pode ser escalado a pé em menos de 15min. Do alto da pequena montanha, onde as rajadas de vento são constantes, pode-se apreciar o Mar do Caribe em toda sua extensão. A rocha branca existente no local é chamada de "Kamaici" (senhor das coisas do mar) pelos nativos e tem um profundo significado mitológico.

Playa Dorada

Considerada a praia mais bonita do departamento de La Guajira, é limpa, com areias douradas e uma agradável vista do Cerro Pilón de Azúcar.
Ponta de terra que se projeta em direção noroeste até o mar e que fecha um conjunto de acidentes que compõem uma baía da península que vai daqui até o Cabo de la Vela. É um impressionante cenário natural de planaltos, dunas e falésias que emergem do mar, abraçando a baía de Hondita. Ali está localizado o farol mais ao norte de toda a América do Sul, com 18m de altura. Fica a 165km da cidade.

Las Dunas del Taroa

Imensas dunas que atingem 60m de altura e se elevam como uma muralha junto à beira do mar. São magníficas montanhas gigantes de areia amarela, de onde se avista um imenso oceano turquesa.