ALT 15 m, POP 124.656 hab, VITÓRIA 58 km
Sua colonização começou com um primeiro aldeamento fundado pelo padre Anchieta. Durante séculos, permaneceu apenas como uma tranquila colônia de pescadores. Suas principais atividades são a pesca e a agropecuária, mas seu maior potencial é o turismo, impulsionado pela beleza de suas praias e pela fama de suas areias monazíticas. Possui excelente infraestrutura de serviços com comércio intenso e ampla rede hoteleira.
ATRAÇÕES:
- praias
Localizada no centro da cidade, é pequena e sem ondas. O maior atrativo dessa praia está nas suas areias monazíticas, que possuem um alto alto teor radioativo com propriedades medicinais excelentes para tratamento de artrite e reumatismo. Por este fato, Guarapari se tornou conhecida como "Cidade Saúde".
das Conchas ★★
Com uma boa faixa de areia dourada, possui águas tranquilas e limpas, com muitas pedras ao redor. O acesso é por uma trilha fácil sobre as pedras a partir da praia dos Adventistas.
do Morro ★★
Com 4km de extensão, é uma das maiores e mais movimentadas da cidade. Bastante urbanizada, possui uma boa faixa de areia dourada e mar calmo de águas transparentes. Tem um ótimo calçadão com quadras esportivas e quiosques, além de muitos coqueiros e amendoeiras. Fica a 4km do centro.
Enseada Azul
É um balneário composto por 4 belas praias: da Bacutia, de Guaibura, de Peracanga e dos Padres. Separadas por morros, essas praias possuem vegetação típica de Mata Atlântica, águas calmas e esverdeadas e boa infraestrutura, sendo muito procuradas por famílias.
- praias
da Bacutia ★★
Considerada uma das melhores praias de Guarapari. Com 450m de extensão e uma boa faixa de areia dourada, tem um mar tranquilo de águas azuis transparentes. Tem boa infraestrutura de quiosques e uma orla bastante urbanizada, com prédios de luxo e um belo calçadão, ideal para caminhadas.
de Guaibura ★★
Praia com uma estreita faixa de areia clara e fofa, possui um mar tranquilo de águas cristalinas. É também um reduto de pescadores com um visual rústico e um belíssimo pôr-do-sol. A 300m da areia, encontra-se naufragado desde 1903, o antigo cargueiro inglês "Faria Lemos", num local paralelo a um conjunto de recifes chamado Três Pedras, entre 8m e 12m de profundidade. Neste naufrágio, eventualmente são encontradas louças, garrafas e talheres. Apesar de estar situado na área da praia, não é possível atingir os destroços a nado, sendo mais seguro visitá-lo com embarcações que saem de Guarapari.
de Peracanga ★★
Possui 960m de extensão, tem areia clara e mar tranquilo, praticamente sem ondas num tom azulado. Em alguns pontos da praia há recifes e pedras, que aparecem na maré baixa. É uma praia urbanizada, cercada por prédios de luxo.
dos Padres ★★
Pequena praia com 142m de extensão, cercada por pedras e muitas árvores tem areias finas e douradas e mar de águas esverdeadas e limpas. O acesso é feito através de uma trilha fácil, a partir da Praia da Bacutia. Por ser uma praia mais restrita, não possui nenhuma infraestrutura.