Liberia

CAPITAL DA PROVÍNCIA, ALT 144 m, POB 67.132 hab, SAN JOSÉ 212 km

A cidade surgiu a partir de 1769 em torno de uma ermida, embora sem um ato legal formal de fundação. É o centro regional mais importante do noroeste da Costa Rica. O centro da cidade tem uma igreja moderna. Como muitas cidades do país, em frente há uma praça cercada por lojas e restaurantes.

ATRAÇÃO:

Localizado a 750m de altitude, oferece vistas espetaculares dos pampas e da costa pacífica da província de Guanacaste, do Golfo de Papagayo, do Volcán Rincón de la Vieja e dos centros de produção de energias alternativas (eólica e geotérmica), além de oferecer pitorescos e impressionantes entardeceres. No coração da floresta primária, há um lugar mágico para renovar as energias, cercado por 2 rios que nascem nas montanhas. Trata-se de 5 piscinas termais rústicas que vêm de uma nascente natural de água termal do Volcán Rincón de la Vieja, com diferentes tipos de temperaturas, saunas e banhos de lama vulcânica. O complexo ainda dispõe de 76 confortáveis quartos rústicos, tipo cabana de montanha, com o aconchego da madeira, que remetem à vida no campo. É possível desfrutar de um day use (US$ 135). Está localizado aos pés do Parque Nacional Rincón de la Vieja, a 29,5 km da cidade.
Linda e imponente cachoeira de 70m de altura, escondida na pampa guanacasteca, formada pelo rio Arena, um rio sazonal, que só aparece em condições atípicas. Situada num local lindíssimo, seu acesso está numa zona privada, através de um piquete muito simples, a descida até ao buraco é um pouco difícil, tendo em conta que se trata de mata virgem. Para chegar até ela, é preciso atravessar a floresta adjacente ao rio, pântanos, poças, riachos transbordantes, com risco de topar com cobras e pássaros do pântano, entre muitas outras aves. Acesso pela Carretera Interamericana, a 13kmda cidade.

Horário: Diariamente, 8h/16h.
Abriga o vulcão homônimo, que divide as águas em 2 vertentes, a do Pacífico e a do Atlântico. Também nesta área existem cerca de 32 rios, além de outros rios intermitentes. Lá é possível conhecer desde uma floresta seca, até uma nublada, em meio a um ambiente vulcânico num curto passeio. Emanações de lodo fervente, água em ebulição e vapores ressoam no ambiente. Local que combina o componente vulcânico com suas fumarolas, lagoas e Pailas de Barro, com uma grande variedade de ecossistemas e paisagens impressionantes, cascatas, áreas de prados em regeneração e florestas primárias. Tem uma rede de trilhas que vão desde as 100% naturais, até outras ligeiramente modificadas e trechos adaptados para permitir a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais. Todas as trilhas oferecem uma boa chance de avistar pássaros, mamíferos e répteis. Acesso pela Carretera Interamericana Norte e Carretera 1, a 25km da cidade.

Horário: Terça a domingo, 8h/15h. US$16,95.
Em um amplo sítio, cercado por floresta tropical seca, há um rio caracterizado por suas águas cristalinas azul-turquesa que nasce no Volcán Rincón de la Vieja. O local possui cachoeiras e piscinas em meio a partes rochosas, perfeitas para banho. O poço principal tem mais de 2m de profundidade. No Cañón del Podio, cercado por formações rochosas de cor avermelhada, o banho é proibido devido à forte correnteza do local. Acesso pela Carretera Interamericana Norte e Carretera 1, a 15km da cidade.

Horário: Terça a domingo, 8h/17h. CRC$1000.