Bombinhas

ALT 32 m, POP 19.193 hab, FLORIANÓPOLIS 76 km

ATRAÇÕES:

  • praias

da Lagoinha

Praia tranquila de mediana extensão, tem águas rasas e transparentes, ideal para a prática do mergulho livre. Conta com uma boa faixa de areia clara e fina e mar calmo, muito propício para o banho e a prática de esportes náuticos como jet ski e windsurf. Possui várias piscinas naturais entre grandes pedras à beira-mar, que atraem diversas espécies de peixes e tartarugas, possíveis de serem avistadas mesmo sem entrar na água. Fica a 1km do centro.

da Sepultura

É assim chamada devido a uma lenda local que fala do corpo de um escravo morto após uma briga, que foi enterrado ali no século XIX. Com uma pequena extensão de 95m, suas águas cristalinas e calmas parecem piscinas naturais. Suas águas permitem realizar tanto o mergulho de flutuação, como o livre e o autônomo. No fundo do mar está a obra de arte "Bio Vida III" do artista plástico Pita Camargo. É a primeira de uma série de outras obras que deverão compor uma Galeria Subaquática. Para chegar até a praia é preciso percorrer uma trilha de cerca de 200m, que começa no final da Avenida das Garoupas, a 1,8km.

de Bombinhas

Possui 1.227m de extensão e concentra grande quantidade de comércio e serviços. Com águas tranquilas e cristalinas, é uma das praias mais procuradas e muito frequentada por famílias com crianças. Durante o verão possui estrutura de quiosques, aluguel de equipamentos como cadeiras, caiaques, pranchas, entre outros. Sua faixa de areia é composta por cristais de quartzo, que dão um tom incrivelmente branco, emoldurando o mar calmo e transparente. Esses cristais produzem um som característico ao serem pisados, semelhantes ao estalidos de bombinhas, por isso a praia recebeu esse nome. Fica a 700m do centro.

de Quatro Ilhas

Em pouco mais de 1km de extensão, possui características distintas nas duas pontas. No costão esquerdo a água é mais calma e propícia para a prática de atividades como snorkeling e stand up paddle. O costão direito é mais procurado por surfistas pelas belas ondas. A parte esquerda é ocupada por restaurantes, quiosques e meios de hospedagem, já seu extremo direito é completamente preservado e possui uma trilha circular e leve. Conta com passarelas que dão acesso à praia passando por cima das dunas e vegetação. Fica a 1,5km do centro.

do Atalaia

Com aproximadamente 240m, conta com uma espaçosa faixa de areia dourada e fina. O mar é agitado, com boas ondas e de águas transparentes, muito propício para o banho e prática de esportes. Seu belo visual encanta os visitantes que chegam ao lugar e podem desfrutar do contato com a natureza preservada. O acesso a essa praia é através de uma pousada no local ou por praias vizinhas, como a do Mariscal. Fica a 2km do centro.

do Mariscal

Seu nome faz alusão à grande quantidade de mariscos encontrada nos costões da praia. Possui águas cristalinas e areias brancas e finas, à base de cristais de quartzo. Suas ondas de médio porte atraem muitos surfistas. Com pouco mais de 240m de extensão, sua orla é emoldurada pela vegetação de restinga preservada. É margeada pela Avenida Água Marinha, que conta com estacionamento, ciclovia, praça e áreas de lazer. Fica a 2km do centro.

do Retiro dos Padres

É conhecida como "Praia dos Ingleses" por ter abrigado um navio inglês avariado, durante o século XIX, tem aproximadamente 260m de faixa de areia. Rodeada por uma exuberante Mata Atlântica, está cercada por morros e repleta de pedras em toda sua extensão. Suas águas são cristalinas e um pouco agitadas, propícias ao mergulho e ao surfe. Tem boa infraestrutura com restaurantes, camping e pousadas próximas. O acesso é feito a partir do final da Avenida das Garoupas, a 2km do centro.

Mar de Fora

É uma das maiores do município em extensão, com quase 4km. É bastante procurada por famílias e para a prática de esportes e lazer. Tem infraestrutura de salva-vidas, quiosques, restaurantes e meios de hospedagem. Fica a 7km do centro.