Quixadá

ALT 189 m, POP 86.605 hab, FORTALEZA 169 km

Maior cidade do sertão central e um dos centros comerciais mais expressivos do Ceará, para onde convergem várias cidades vizinhas. Suas principais atividades econômicas estão relacionadas à prestação de serviços e ao comércio. Tem grande potencial para turismo, embora ainda pouco explorado.

ATRAÇÕES:

Junto com a Pedra da Galinha Choca forma o mais conhecido cartão postal da cidade. Foi a primeira grande obra hídrica finalizada em 1906 pelo Governo Brasileiro, por ordem D. Pedro II. Dispõe de locais para banho, pescaria e para prática de esportes náuticos, além de quiosques e vendedores de souvenirs. Está sobre o leito do rio Sitiá, a 7km do centro.
Instalado numa construção histórica da década de 1920 em estilo art nouveau, que chama a atenção por ter sido edificada sobre um monólito. Reúne peças históricas pertencentes à escritora Rachel de Queiroz, primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.

R. do Chalé, 36 - Centro.
  • Monumento Natural dos Monólitos de Quixadá ★★★
Unidade de conservação de proteção integral de grande beleza cênica e valor ecológico e turístico. Uma de suas características mais marcantes são as curiosas formações rochosas, conhecidas como monólitos, que marcam a paisagem sertaneja.
Monólito com 318m de altura, seu nome se deve à sua aparência curiosa, semelhante a uma galinha chocando ovos. Próxima ao Açude do Cedro, 5km.