Pereira

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 1.411 m, POB 488.839 hab, BOGOTÁ 320 km

Fundada em 1863, é a maior e mais desenvolvida das cidades do eixo cafeeiro e, devido ao seu crescimento industrial nos últimos anos, tornou-se a sétima maior economia do país. Comercializa em seu mercado produtos da região como o café, gado, cana-de-açúcar, cacau e milho, além de ser um centro universitário. Deve o seu nome ao advogado Francisco Pereira Martínez, um homem entusiasta da luta pela independência, que manifestou o desejo de criar uma cidade nas terras que possuía na região. Abriga a sede do Governo de Risaralda, a Assembleia Departamental, o Tribunal Departamental e o Ministério Público. A cidade é servida pelo Aeropuerto Internacional Matecaña, que opera voos regionais, nacionais e internacionais.

ATRAÇÕES:

Maior parque temático do gênero na América Latina, tem uma área de 820.000m². Os animais ficam em ambientes naturais que representam os continentes e regiões da África, América, Europa, Ásia, Oceania e, na Colômbia, as Planícies Orientais, Amazônia, Costa Atlântica e o Triângulo do Café. Possui atrações em 3D, jogos interativos e cenários de adrenalina relacionados à biodiversidade.

Vía Cerritos, Km 14 - Costado Sur
Horário: Diariamente, 9h/17h. COP$24000.
Leva o nome da artísta plástica pereirana, com um total de 163 obras, acompanhadas de elementos que apresentam sua vida e obra e permitem se ter uma ideia da técnica, dos temas e das suas explorações artísticas. Está localizado no complexo do Centro Cultural homônimo.

Carrera 10, #16-60
Horário: Segunda a sexta 8h/15h, sábado 8h/12h e 14h/16h. Gratuito.
Ponte estaiada que une Pereira ao município vizinho de Dosquebradas, cruzando o vale do rio Otún. Inaugurado em 1997, seu nome é uma homenagem ao 40º presidente da Colômbia, César Gaviria, nascido na cidade. A extensão de sua seção central é de 211m. É um ponto de referência e um dos principais ícones da cidade.