Turrialba

ALT 646 m, POB 27.039 hab, CARTAGO 41 km

ATRAÇÕES:

Linda cachoeira com cerca de 80m de altura formada pelo rio Guayabo. O local é cercado por abundante flora e fauna, um lugar mágico cheio de pássaros, borboletas e muitas flores silvestres, além do som da cachoeira que impressiona pelo seu fluxo. Não é apta para nadar, mas oferece paisagens espetaculares. Está localizada numa propriedade particular onde é preciso pagar (CRC$2500) para entrar. Depois, é só caminhar pouco mais de 2km, descendo cerca de 175m por uma encosta (fácil) para chegar até a queda. Está localizada em San Antonio de Santa Cruz, a 15km da cidade.
São 3 cachoeiras, com quedas de 20, 30 e 40m de altura, respectivamente. A dificuldade de acesso é moderada, com uma caminhada pela mata de cerca de 20min, desde a entrada do sítio. Recomenda-se utilizar bastões para se apoiar no caminho. As quedas são próprias para banho e o local oferece uma área com banheiros onde os visitantes podem trocar de roupa. As quedas estão situadas dentro de uma fazenda de gado leiteiro e a taxa de entrada é de CRC$2500. Fica em San Antonio de Santa Cruz, a 15km da cidade.
Aproximadamente 20ha da área protegida compõem o sítio arqueológico, que consiste num conjunto de estruturas arquitetônicas pré-hispânicas feitas de pedra (pedregulhos de rios), que foram construídas em um período de tempo entre os anos 1.000a.C e 1.400d.C; para uma ocupação prolongada de aproximadamente 2.400 anos. Entre outras coisas, ali podem ser vistos montículos: bases circulares de diferentes tamanhos, usadas como base para construir casas ou palenques; aquedutos: canais fechados ou abertos que serviam para conduzir a água das nascentes até os tanques de armazenamento; e calçadas: caminhos de pedra, usados ​​como vias de trânsito que se estendem em diferentes direções a partir da área escavada com vários quilômetros de extensão. Em seus 233ha, esta área selvagem protege um remanescente de floresta tropical pré-montana densa e perene, onde abundam magnólias e figueiras, cobertas por um grande número de plantas epífitas, como bromélias e orquídeas. Entre a fauna, destacam-se aves como tucanos, trogons e yigüirros, além de mamíferos como coelhos e coiotes. Possui centro de visitantes e serviço de guias (pessoas da comunidade). O passeio (aproximadamente 1h30) inclui uma explicação sobre os mistérios deste lugar fascinante.

Acesso pela Carretera 230, a 19km
Horáio: Diariamente, 8h/15h30. CRC$1000.