Rio Branco

CAPITAL DO ESTADO, ALT 153 m, POP 383.443 hab, BRASÍLIA 3.056 km

Cidade mais importante do estado, é a capital brasileira mais próxima do Oceano Pacífico. Aceso pela rodovia BR-364 ou via aérea, chegando ou partindo do Aeroporto Internacional Plácido de Castro, que recebe voos nacionais e internacionais.

ATRAÇÕES:

Primeiro prédio público em alvenaria da cidade, construído em 1929.

R. Epaminondas Jácome - Centro
Horário: Domingo a domingo, 6h/18h.
Acervo com peças de arqueologia, paleontologia, coleção de manuscritos e impressos da história do Acre, como jornais, revistas, fotografias, peças e documentos de diversos grupos etnográficos do Estado, objetos e utensílios de extração do látex e peças de borracha.

Av. Ceará, 1441 - Centro
Horário: terça a sexta-feira 8h/18h, sábado e domingo 16h/21h. Visitas guiadas.
Posui uma área de 53 hectares com trilhas, minizoológico, playground e área para piqueniques. Abriga o Memorial Chico Mendes, onde é narrada sua trajetória de vida, luta e morte. Dentro do memorial há uma seringueira com incisões em seu tronco para coleta do látex; Um minizoo com poucos animais, como araras, tucanos, harpia, macacos-aranha, anta e onças; Casa de seringueiro e ao lado uma exposição de figuras que representam lendas da floresta como a Mãe da Mata e o Curupira; Trilhas ecológicas pela mata e acompanhamento de guia para visitação.

Rodovia AC-040 - Vila Acre
Horário: Terça a domingo, 7h/17h. Gratuito.
Com 4,6 hectares de área, possui vegetação nativa amazônica, árvores frutíferas regionais e aproximadamente 400 seringueiras. No local há construções retratando a arquitetura tradicional acreana. Dispõe da presença de um seringueiro que extrai o látex das seringueiras diariamente e faz defumação para os turistas.

Trav. Cabanelas - Seis de Agosto
Horário: Diariamente, 8h/18h.
Com uma extensão de 6.000 metros, abrange parte da cidade. Possui pista de rolamento para carros, ciclovias, calçamento para pedestre estruturado para a prática de caminhadas, playground, pista de skate, quadras de esporte, anfiteatro, biblioteca, museu, praças, restaurantes e lanchonetes. Abriga a Biblioteca da Floresta.

Av. Ceará, s/n - Centro.

Biblioteca da Floresta ★★

Espaço público para a leitura e pesquisa, com acesso livre à internet, filmoteca, espaço Histórias em Quadrinhos e atendimento infantil. Abriga um variado acervo sobre os povos ribeirinhos, seringueiros e comunidades indígenas da região.

Trav. Campo do Rio Branco, s/n - Centro
Horário: Segunda a sexta 8h/21h, sábado 10h/20h, domingo 16h/21h.