Junín de los Andes

ALT 778 m, POB 16.580 hab, NEUQUÉN 397 km

ATRAÇÕES:

Gigantesca escultura em vidro e metal de quase 36m de comprimento, 30m de largura e 7m de altura deitado na encosta do morro do Parque Vía Christi. A obra do arquiteto Alejandro Santana representa Jesus emergindo da terra, simbolizando Sua presença divina na natureza. Durante a noite, o monumento fica totalmente iluminado.

Parque Vía Christi

Parque temático constituído por uma delicada obra artística ao ar livre, com enormes esculturas e 23 estações que incorporam símbolos de diversas culturas dentro de uma floresta de coníferas. Apresenta um circuito de 2km contando a história de Jesus e o grandioso Cristo Luz emergindo no alto da montanha.

Av. Antártida Argentina, 798
Horário: Diariamente, 9h30/19h30. AR$400.
Saiba mais:

Via Christi
Pequeno e paradisíaco lago de origem glacial com águas cristalinas esverdeadas, situado no lado oeste de um vale estreito perpendicular aos Andes. Fica um pouco adiante do Lago Curruhué e da Laguna Verde, na trilha chamada Sendero Escorial. Acesso pela Ruta Provincial 62 (terra), a 55km da cidade.
Importante mostra da cultura Mapuche, contem grande quantidade de elementos arqueológicos, antropológicos, paleontológicos e geológicos, extraídos de diferentes partes da Província de Neuquén. Nas diversas vitrines e estantes podem ser observados instrumentos musicais, tecidos, matras (tecido a tear anteriormente usado como vestimenta feminina de grande riqueza cultural simbólica), artesanatos, 2 grandes mapas, além de pedras vulcânicas, árvores petrificadas e um mostruário de algumas espécies vegetais próprias da floresta Andina Patagônica.

Gines Ponte esq. com Padre Milanesio
Horário: Diariamente, 9h/13h e 15h/19h. Gratuito.
Trilha do Escorial. Combina lagos de água cristalina e um rio de lava solidificada de 7,5km. Quem visita El Escorial caminha por um lugar cheio de contrastes entre o azul intenso dos lagos e o verde da floresta, com árvores de até 30m de altura, as mesmas que à beira dos rios de lava solidificada mal alcançam 2m de altura. É um circuito interpretativo que percorre um terreno pedregoso (fácil, 2h). A paisagem observada no local é produto da erupção do vulcão Achen Niyeu há 400 anos, que formou rios de lava petrificada de cor preta e textura porosa. Continuando a trilha em torno da Laguna Verde, seguindo bosque adentro, caminha-se por um vale com o arroyo Escorial à esquerda e o Volcán Achen Niyeu à direita. Neste ponto, mais adiante é possível avistar a bela Cascada del Arroyo Escorial. Acesso pela Ruta Provincial 62 (terra), a 56km da cidade.