Malargüe

ALT 1.402 m, POB 21.619 hab, MENDOZA 353 km

ATRAÇÕES:

É um monumento natural esculpido por ações erosivas, principalmente glaciares, com estranhas características. Assemelha-se a um castelo gigantesco, com suas torres rodeadas por cones de material sedimentar, em cujos pés, corre o rio Malargüe e a poucos metros o cristalino arroio Pincheira. Reza a lenda que este lugar foi um refúgio dos irmãos Pincheira, líderes de um famoso bando de assaltantes e ladrões de gado que atuaram entre 1818 e 1832 no Chile e na Argentina. Nos arredores, ainda se encontram pontas de flechas e restos de cerâmica indígena das antigas culturas Huarpe e Mapuche. Fica a 24km do centro.
É uma gruta única no seu tipo e tamanho em toda a América do Sul. Data de milhões de anos e apresenta uma espécie extravagante de arquitetura natural, com divisões de vários níveis, galerias abobadadas e um desconcertante jogo de estalactites e estalagmites gigantes. Está situada numa reserva de aproximadamente 450ha e pode ser visitada durante o ano todo, sendo necessário acompanhamento de um guia (2h). Fica a 71km da cidade.
Um dos centros de esqui e snowboard mais importantes da Argentina e da América. Sua base está situada a 2.240m acima do nível do mar e conta com 29 pistas que totalizam 65km disponíveis para esquiar, algumas com iluminação artificial possibilitando a prática noturna. Reúne uma diversificada gama de serviços tradicionais dos resorts de montanha, como hotéis, restaurante, aluguel de equipamento, escolinha de esqui e um snowpark, com diversos obstáculos. Fica a 79km da cidade.
Bela lagoa de 80m de diâmetro com águas cristalinas em tom esmeralda, proveniente de rios subterrâneos. Está localizada no escorial vulcânico de El Infiernillo, um incrível campo de rochas vulcânicas que, ao refratar na água produzem formações sugestivas que deram origem a inumeráveis lendas. Não é permitido pescar, mas podem ser realizadas caminhadas, cavalgadas e safaris fotográficos. Ao redor da lagoa há uma passarela com corrimão para circulação dos caminhantes. É possível subir numa pequena colina e observá-la na sua totalidade do alto. O lugar conta com serviços básicos. Fica a 68km da cidade.