Samaipata

ALT 1.663 m, POB 10.472 hab, SANTA CRUZ DE LA SIERRA 123 km

ATRAÇÕES:

Complexo natural com 3 cascatas rodeadas por uma selva verde e exuberante, onde é possível banhar-se nas águas rasas das lagoas formadas pelas quedas. Pouco conhecida pelos viajantes, o trajeto até a primeira queda é de cerca de 500m. A segunda cascata fica à direita, antes de cruzar o rio e a última queda conta com uma praia ampla, perfeita para passar um tempo. A trilha é moderada e conta com trechos escorregadios de subida. Fica a 22km da cidade. BS$15.
Uma série de 3 belas cachoeiras originadas de um rio da montanha que despenca 45m de altura, formando uma piscina natural rodeada por uma praia de areia. Esse poço tem águas mansas e cristalinas no inverno e turvas e inquietas nas épocas de chuvas. O local dispõe de área para camping. Fica a 42km da cidade. BS$10.
É um sítio arqueológico precolombino situado a 1.950m de altura. Foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 1998 e é considerada a maior pedra gravada do mundo. Também é única, pois abriga construções de 3 culturas diferentes: chané, inca e espanhola. Com aproximadamente 20ha, está dividida em 2 partes: um setor cerimonial, com uma rocha esculpida de 250m de comprimento por 60m de largura em 1,2ha, o que lhe torna o maior petroglifo do mundo. Essa pedra arenítica foi esculpida em nichos com desenhos de estilo zoomórfico como serpentes, pumas, jaguares e desenhos geométricos entrelaçados, ao estilo cascavel. O segundo, um setor administrativo/residencial, localizado ao sul da grande rocha esculpida. Fica a 10km da cidade. BS$50.