Concepción del Uruguay

ALT 26 m, POB 77.600 hab, PARANÁ 264 km

Fundada em 1783, concentra uma parte importante da história política e cultural da província e do país. Situada na margem ocidental do rio Uruguay, tem um dos portos mais importantes da Argentina, com capacidade para operar navios de grande porte.

ATRAÇÕES:

Uma grande muralha construída para conter inundações do rio Uruguay que afetavam a área. Possui uma pista para caminhadas e uma ciclovia com mais de 2km de extensão, muito procuradas por moradores e turistas para prática de atividades físicas. Numa de suas extremidades, está uma confeitaria chamada "El Faro", cujo prédio tem a forma de um farol.
Com 23km de extensão, é um extenso banco de areia no meio das águas calmas e transparentes do rio Uruguay. O local se converteu num concorrido balneário, com praias de areia branca e fina, e vegetação exuberante. Oferece boa infraestrutura de serviços aos visitantes. Acessado por catamarãs, a partir do porto da cidade (20min).
Construído entre 1848 e 1857, foi cenário de fatos históricos de grande importância para o país. Atualmente, abriga o Museo Nacional Justo José de Urquiza, com mobiliário de época. Ao redor da mansão, destacam-se os amplos jardins decorados com esculturas, pérgolas e fontes, onde se encontram espécies de plantas e árvores trazidas de diferentes países.

Ruta Provincial 39, Km 128
Horário: Segunda a sexta 8h/19h30, sábado e domingo 9h/18h30. Gratuito.
Declarada Lugar Histórico Nacional em 1956, foi palco de acontecimentos de relevância na história social e política local. Com jardins, pérgolas,  bancos e fontes, é o principal passeio público da cidade. Está situada entre as ruas Galarza, Urquiza, San Martín e Eva Duarte de Perón, no centro.