Viña del Mar

ALT 2 m, POB 334.248 hab, VALPARAÍSO 8 km

Conhecida como a “Capital Turística do Chile”, é um dos principais centros turísticos do litoral central e de todo o país, além de sediar anualmente o prestigiado Festival Internacional da Canção de Viña del Mar. É um dos municípios mais populosos da região e do país, totalmente conurbado com Valparaíso, a capital regional. A beleza que sua estética urbana oferece combina harmoniosamente com suas 13 praias e uma diversificada oferta de cultura, gastronomia e entretenimento. Se comunica por rodovias com a Ruta 68 através da Via Las Palmas e da variante Água Santa, que permitem a conexão com Santiago. Uma segunda rodovia, conhecida como Troncal Sur, permite a comunicação terrestre com o interior da região.

ATRAÇÕES:

Emblemático edifício que se destaca por sua beleza arquitetônica e seu entorno natural. Pertenceu ao comerciante alemão de salitre, carvão e transporte marítimo, Gustavo Wulff. Com 854m², foi construída no estilo franco-alemão com alicerces em rocha e inaugurado em 1908. Uma escada em caracol, construída no interior de uma pequena torre anexa à torre principal, conduz a uma varanda com vista privilegiada para a foz do rio de Marga-Marga, o Casino Municipal e todo o setor norte da cidade. Atualmente, o primeiro andar está destinado a fins culturais, com salas para exposições temporárias.

Av. Marina, 37
Horário: Terça a domingo, 10h/13h30 e 15h/17h30.
Obra da firma Lever y Murphy, sua construção teve início em 1892. É um símbolo do auge industrial que a cidade viveu na primeira metade do século XX. Foi remodelado e transformado num passeio turístico que avança para o mar, tornando-se a nível nacional e internacional um atrativo para moradores e visitantes. Destacam-se a tradicional grua, que foi totalmente restaurada, as plataformas de pesca dos 2 lados do cais e a iluminação. Está localizado na Av. San Martín, entre as praias de Acapulco e El Sol.
Oferece uma das experiências interativas mais divertidas e participativas da região para apreciar e compreender a arte. Contém 85 reproduções de grandes obras de arte universal que permitem conhecer em primeira mão e sob uma perspectiva mais próxima as técnicas utilizadas pelos pintores, bem como estilos e temáticas. Esta coleção permanente apresenta obras de Leonardo Da Vinci a Andy Warhol, mostrando as mudanças mais importantes que a pintura teve na Europa e nos Estados Unidos em um período de 500 anos. Possui 3 coleções de reproduções de pintura nacional como Rugendas e Lira, Arte Colonial e Pintura Chilena.

Alcalde Prieto Nieto, 500 (interior Parque Potrerillos)
Horário: Terça a sábado, 10h/14h e 15h/17h. CLP$1500.
Seu acervo é composto por diversas coleções, entre as quais se encontram objetos das culturas originárias do Chile, Peru e Equador, além de uma seção de História Natural, composta em grande parte pela amostra naturalista do Dr. Edwin Reed, cedida pelo município e consta de peças que dão conta das origens do homem da zona central até a chegada dos espanhóis. Da mesma forma, exibe mais de 1.400 peças de objetos arqueológicos e etnográficos da Isla de Pascua, a mais completa mostra da cultura rapa nui existente no Chile continental. Inclusive, na frente do prédio está um moái trazido diretamente da ilha em 1951.

4 Norte, 784
Horário: Segunda a sábado 10h/18h, domingo 10h/14h. CLP$3000.
Local mais procurado do litoral, sua praia de areias mornas e águas límpidas cobre 1,3km, delimitada por uma bela orla. Caracterizada por sua extensa praia e edifícios escalonados nas encostas dos morros, é identificada por uma enorme gaivota desenhada por centenas de flores. Suas ondas convidativas atraem centenas de surfistas para aproveitar o mar, e também oferece setores de pesca.
Amplo e belo parque, que se transforma em um passeio romântico e atraente, cheio de charme e beleza. Em seu interior se encontra o anfiteatro ao ar livre, onde se realiza o Festival Internacional da Canção de Viña del Mar e o Palacio Vergara (1910), que foi residência do fundador da cidade. Também abriga o Museo de Bellas Artes, que reúne uma coleção original do palácio. Tem uma série de espécies exóticas trazidas da Ásia, Austrália e Califórnia, ali introduzidas no século XIX quando ainda era a antiga Hacienda de las Siete Hermanas. Nos seus jardins existem algumas esculturas, entre as quais se destaca o busto da poetisa Gabriela Mistral.

Errázuriz, 563-596
Horário: Terça a domingo, 9h/18h.
Inaugurado em 1962, é um ícone turístico formado por diferentes espécies de flores. Seu mecanismo original foi construído pela fábrica Favag na cidade de Neuchâtel (Suíça). Em 2013, após seu mecanismo ter sido danificado por vandalismo, foi substituído por um novo maquinário controlado por GPS, fabricado pela empresa Reloj Olvera III Generación de Zacatlán (México). Esta nova instalação inclui também uma programação de sonorização digital com sinos e melodias que variam de acordo com as estações do ano e datas importantes. É um espaço de grande valor paisagístico e um dos mais visitados da cidade. Situa-se na subida dos Álamos, na encosta do Cerro Castillo, em frente ao Balneário de Caleta Abarca.