ALT 4 m, POP 467.722 hab, VITÓRIA 10 km
Cidade mais antiga do estado, é considerada o berço da colonização capixaba. Foi fundada em 1535 pelo navegador português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da capitania recebida do rei de Portugal. Conhecida por abrigar o maior símbolo do estado, o Convento da Penha, tem sua economia baseada na indústria de confecções, comércio exterior e turismo. Dispõe de ótima estrutura de transportes, boa rede hoteleira, comércio variado, além de praias limpas e muitas áreas verdes.
ATRAÇÕES:
Uma das maiores fábricas de chocolates do mundo. É possível visitar a loja e o museu. A loja vende bombons soltos por peso e opções de presentes, como cestas de produtos e panelinhas de barro com chocolate. O museu conta a história da fábrica e expõe maquinários e produtos antigos. A loja e o museu ficam no mesmo endereço. Pça. Meyerfreund, 1 - Glória Funcionamento loja: Segunda a sexta 9h/17h, sábado 9h/14h. Funcionamento museu: Segunda a sexta 9h/16h, sábados 9h/13h. R$5. Estacionamento gratuito.
Principal cartão postal do estado do Espírito Santo. Fundado em 1558, fica no alto de um penhasco com 154m de altitude. Possibilita a mais clássica vista panorâmica da cidade e de Vitória, do outro lado da baía. Há boa estrutura no local com loja de lembranças, lanchonete e banheiros. R. Vasco Coutinho, s/n - Prainha Horário: Segunda a sábado 5h15/16h45, domingo 4h15/16h45. Gratuito.
Instalado na Antiga Estação Ferroviária Pedro Nolasco, em uma área tipicamente industrial e portuária. Tem um acervo com filmes, fotos e textos históricos sobre a ferrovia. Destaque para uma maquete ferroviária com 34m², representando o trajeto desde a extração do minério em Minas Gerais até sua chegada ao Porto de Tubarão em Vitória. Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n - Argolas Horário: Janeiro: Terça a domingo, 10h/18h; Fevereiro a dezembro: Terça a sexta 8h/17h, sábado e domingo 10h/18h. Gratuito.
- praias
É um bairro repleto de belezas naturais e manifestações culturais, como artes plásticas, música e culinária. Além de praias com ampla faixa de areia e ondas fortes, tem a foz do rio Jucu e uma reserva ecológica. Acesso pela Rodovia do Sol, sentido Guarapari, 11km.
da Costa ★★
Praia mais concorrida da cidade. Tem mar calmo com águas verdes cristalinas e areias douradas. Numa de suas extremidades está a Pedra da Sereia, local ideal para o banho de famílias com crianças. Com 5Km de extensão, possui um belo calçadão com ciclovia e toda infraestrutura para turismo, com hotéis, pousadas e bons restaurantes. À noite, o calçadão ganha uma iluminação especial e uma feirinha com diversos tipos de comida e artesanato.
de Itaparica ★★
Com 5Km de extensão, é uma continuação da Praia da Costa. Também tem águas cristalinas e profundas. A menos de 5m da areia a profundidade já pode chegar aos 3m. Suas ondas são mais fortes, bastante propícia à prática do surfe. Possui calçadão, iluminação noturna e academia ao ar livre, mas não fica tão cheia quanto a vizinha.
de Itapoã ★★
Praia de mar aberto com ondas fortes e larga faixa de areia dourada e fofa. Tem uma água limpa, de cor azul esverdeada, ótima para banhos. Possui boa infraestrutura de restaurantes e quiosques em toda sua extensão. Em sua parte alta, há prédios residenciais, comércio, estacionamento e calçadão para caminhadas.