Diamantina

CIDADE HISTÓRICA, ALT 1.288 m, POP 47.702 hab, BELO HORIZONTE 294 km

Foi fundada como Arraial do Tejuco em 1713, porém emancipou-se do município de Serro somente em 1831, passando a se chamar Diamantina devido ao grande volume de diamantes encontrados na região. Sua economia está fortemente ligada ao turismo, sendo a maior parte do fluxo turístico focado em sua arquitetura e importância histórica. Possui um rico e variado ecossistema no seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa.

ATRAÇÕES:

Casarão edificado entre 1733 e 1735, possui escadaria de pedra no acesso principal, cobertura de quatro águas, 10 janelas no andar superior e 9 no térreo. Desperta atenção o forro em gamela do salão do segundo pavimento. Nas demais dependências, os forros mais antigos são em saia-e-camisa.

R. Macau de Baixo, 11
Horário: Segunda a sexta, 8h/17h.
Cachoeira com aproximadamente 30m de queda livre, com poço de águas cristalinas e límpidas em tom esverdeado, cercada por densa vegetação. Estrada em frente à escola do distrito de Conselheiro Mata, 900m. Acesso por uma trilha moderada (100m). Fica a 51km do centro de Diamantina.
Uma das mais belas e paradisíacas do distrito de Conselheiro Mata, tem uma aconchegante praia com areias brancas e finas, formadas na orla do rio Pardo. Localizada a 62km do centro de Diamantina.
Também conhecido como Estrada Real, é um caminho de pedra feito pelos escravos no século XIX, por onde antigos tropeiros viajavam transportando diamantes extraídos no rio Jequitinhonha. Conta com diversos atrativos naturais ao longo do percurso de 20km, em direção ao distrito de Medanha. Não há lugares para compra de alimentos no trajeto, assim é necessário levar água e comida suficiente para uma caminhada que pode durar até 7h.
Chica da Silva foi uma mulher que deixou de ser escrava após casar-se com um poderoso comerciante de diamantes, obtendo status e projeção social, condição inexistente para pessoas negras na época. Sua antiga casa possui algumas sacadas, um belíssimo jardim-pomar e uma exposição permanente. A partir das sacadas do casarão é possível avistar a Igreja Nossa Senhora do Carmo, construção financiada por ela para que os escravos pudessem ir aos cultos.

Praça Lobo Mesquita, 266
Horário: Terça a sábado 12h/17h30, domingo 8h30/12h.
Construção de pau a pique, típica do século XVIII. Foi transformada em museu e seus cômodos abrigam biblioteca, objetos pessoais, fotos e os violões usados pelo político para participar das serestas. Na área externa há um pé de jabuticaba onde ele gostava de brincar na infância.

R. São Francisco, 241
Horário: Terça a sábado 8h/17h, domingo 8h/13h.
Acervo diversificado com objetos que mostram o progresso histórico da cidade. Possui réplicas de diamantes, objetos usados no garimpo, pedras preciosas e também salas com esculturas, instrumentos de tortura de escravos, móveis, máquinas de escrever e outros exemplares do período colonial e da época do império.

Rua Direita, 14
Horário: Terça a sábado 10h/17h, domingo 9h/13h.
Área composta por cerrado, matas de galeria e campos rupestres, onde podem ser encontrados exemplares diversificados e preservados da fauna e da flora. O Parque tem lindas cachoeiras com formação de piscinas naturais ótimas para banhos. Dispõe de várias trilha e vestígios que datam da época da exploração de ouro e diamante na região.

Cachoeira do Sentinela 

Localizada no Parque Estadual do Biribiri em uma bonita área, com formações rochosas entremeadas de vegetação de campos rupestres. Possui poços de águas cristalinas formados a partir de uma sequência de quedas. Fica a 10km da cidade.
É a construção mais emblemática da cidade. Ainda que não exista precisão histórica, a estimativa é de que tenha sido erguida entre 1755 e 1800. Já pertenceu à igreja e foi moradia de bispos, funcionou como educandário feminino e orfanato, instituto de cultura alemã e também já fez parte da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é sede do Instituto Casa da Glória e oferece abrigo a estudantes da área de geologia.

Rua da Glória, 297/298
Horário: Segunda sexta, 8h/18h.
%d blogueiros gostam disto: