Riohacha

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, ALT 5 m, POB 287.009 hab, BOGOTÁ 1.012 km

Situada na costa do mar do Caribe, no delta do rio Ranchería, é o segundo município com maior extensão territorial no departamento. Capital departamental, agrega uma vasta engrenagem de entidades públicas, bancos, financeiras, instituições culturais, educativas, desportivas e setor comercial.

ATRAÇÕES:

Construído em 1937, possui 1.200m de extensão. Através dele é possível fazer um bonito passeio a pé, onde o visitante pode desfrutar da suave brisa do mar. Calle 1, #6-1.
Oficialmente chamado Parque Nicolás de Federman, é um espaço público salvaguardado por centenários canhões, testemunhos das batalhas travadas por seus moradores contra os piratas que assediavam seu território. Ali desembarcaram os primeiros espanhóis para demarcar território na conquista de novas terras, comandados por Nicolás De Federmann, explorador e cronista alemão que participou da conquista espanhola dos territórios da atual Venezuela e Colômbia. Porém, foram impedidos pelos indígenas que saíram vitoriosos nessa batalha. Em homenagem a eles, foram conservados os canhões, que ficaram como troféus das batalhas. Ali está também a escultura “Mariposas Amarillas”, em homenagem a Gabriel García Márquez e seu realismo mágico. Calle 1, #4-1.