ALT 41 m, POB 5.035 hab, VALPARAÍSO 3.675 km
ATRAÇÕES:
É composto por 3 ahu que formam um conjunto de altares cerimoniais onde os ancestrais eram venerados. Mostra o apogeu da cultura rapa nui. Adicionalmente, o complexo possui as ruínas de uma antiga aldeia composta por "casas bote" ou "hare moa" e uma rampa de pedra que liga ao mar. Os ahu são Ko Te Riku, que possui um único moái que foi restaurado com seus elementos originais, sendo o único exposto em Rapa Nui que possui 2 olhos feitos em coral branco e pukao em rocha vulcânica vermelha; Tahai: Apesar de ter apenas um moái, é um dos mais relevantes por ser o mais antigo da ilha. Seu moái tem 4,5m de altura. Seu nome significa "onde o sol se esconde" em rapa nui; e Vai Ure, um dos ahu mais conhecidos, pois possui 5 moáis ao longo da costa da ilha. Devido à sua orientação geográfica, o entardecer pode ser observado por trás do ahu, o que atrai muitos turistas. Seu nome significa "água escura" em Rapanui. Esse centro arqueológico é um importante ponto turístico da ilha e está localizado perto de Hanga Roa (1km, 15min a pé).
Oficialmente denominado Museo Antropológico Padre Sebastian Englert, seu nome é uma homenagem ao padre que doou seu acervo de objetos e documentos relacionados à cultura rapa nui ao Estado chileno para a criação do museu (1973). Outras peças foram agregadas à coleção a partir de doações de objetos e elementos encontrados por diferentes equipes de pesquisadores arqueológicos para formar o patrimônio atual estimado em cerca de 20.000 peças. No seu interior, está uma das poucas moái femininas e são apresentadas figuras esculpidas em madeira e coral. Sector Tahai, s/n, 2km Horário: Terça a sexta Martes 9h30/17h30, sábado e domingo 9h30/12h30. Gratuito.
Criado em 1966, possui atualmente uma área de 7.150,88ha e compreende pouco mais de 40% da área da Isla de Pascua. A ilha é de origem vulcânica, de forma triangular, com numerosas crateras vulcânicas e a sua vegetação é esparsa, composta por vários arbustos e algumas florestas artificiais, nomeadamente eucaliptos. Possui estradas asfaltadas que ligam todo o litoral sul, atualmente se encontram em bom estado de conservação. Além dos famosos moáis, os lugares de maior beleza no parque são Playa Anakena, a maior da ilha, e o Volcán Rano Kau, onde de seu cume tem-se uma vista panorâmica de toda a ilha e do Oceano Pacífico em todo seu esplendor. US$80. Ingressos podem ser adquiridas no Aeropuerto Internacional Mataveri, no escritório central da Comunidade Indígena Ma'u Henua, na calle Atamu Tekena (ao lado da farmácia) e nos escritórios da CONAF (setor Mataveri). A validade desta entrada é de 10 dias a partir do primeiro controle efetuado (carimbo com a respectiva data de entrada no local). Fica a 21km da cidade.
Los Moáis ★★★
São estátuas humanóides monolíticas construídas com rocha vulcânica pelo povo rapa nui, os antigos habitantes da ilha. Os mais de 900 moais conhecidos estão distribuídos por toda a ilha. A maioria deles foi esculpida no tufo do cone vulcânico Rano Raraku, onde mais de 400 moais permanecem em diferentes fases de construção. O período histórico de todo o desenvolvimento das várias técnicas de construção durou entre 700 d.C e 1.600 d.C. Tudo indica que a pedreira foi repentinamente abandonada e estátuas meio entalhadas permaneceram na rocha. Praticamente todos os moáis acabados, originalmente localizados em uma plataforma ou altar cerimonial, chamados de ahu na língua rapa nui, foram posteriormente demolidos pelos ilhéus nativos no período após a cessação da construção, no século XV. A partir de 1956, alguns poucos deles foram restaurados. Estão localizados a 13km da cidade.
Playa Anakena ★★★
É uma praia de coral e areia branca localizada no Parque Nacional Rapa Nui, na costa norte da Isla de Pascua. É uma das poucas praias naturais da ilha e a de maior tamanho. Possui águas quentes, tranquilas e de cor turquesa e muitas palmeiras que possuem como pano de fundo 2 ahu. Acesso pela Av. Hotu Matua em direção norte, a 18km da cidade.