Parnaíba

ALT 5 m, POP 152.653 hab, TERESINA 335 km

Segundo município mais populoso do estado, apresenta um grande valor histórico para o Piauí, sobretudo nas proximidades do Porto das Barcas, com inúmeros imóveis coloniais conservados. Destaca-se pela bela paisagem, marcada pelos carnaubais e pelo famoso Delta do Parnaíba, o único em mar aberto das Américas.

ATRAÇÕES:

Considerado uma das mais belas paisagens do mundo, está localizado entre junto à divisa com o estado do Maranhão. O delta é formado pela foz do rio Parnaíba, se abrindo em vários canais, formando mais de 70 ilhas até desaguar no mar. É um arquipélago com 2.700km² de área, composto por mangues, dunas, lagoas e animais silvestres. Sua configuração lembra uma mão aberta, onde os dedos representam: Barra de Tutóia, Barra do Caju, Barra do Igaraçu, Barra das Canárias e Barra da Melancieira, que se ramificam, formando um grandioso santuário ecológico. A partir do porto dos Tatus (12km), diariamente partem as embarcações para os passeios pela região. Lancha R$450, barco R$75.
Conta a lenda que a lagoa teve origem por conta de uma trágica história de amor entre tribos indígenas rivais. Banhada por 2 riachos, Portinho e Brandão, suas águas cristalinas são geralmente escuras e cercadas por porções de areia, que criam os famosos lençóis. As dunas moldadas com a força da natureza, podem transformar o cenário local de acordo com o tempo e condições climáticas. A maior porção das margens e da lagoa está situada no município de Parnaíba. Acesso pela Av. Dr. João Silva Filho, 10km.