San Lázaro

ALT 112 m, POB 11.509 hab, CONCEPCIÓN 183 km

ATRAÇÃO:

  • Cavernas de Vallemí ★★
Formação calcária mais importante do Paraguay onde pode se observar o trabalho milenar da água que ingressa na rocha para formar estalactites e estalagmites. Os visitantes percorrem passagens acompanhados por guias locais com conhecimento e equipamentos para exploração. Considerando que a superfície total das rochas calcárias próximas ao rio Paraguay é de aproximadamente 66km2, se deduz que foram descobertas apenas uma pequena parte das cavernas que existem na região. Entre as cavernas que podem ser visitas, merecem destaque a Calera Risso, Cambá Hopo e Santa Caverna. Ao redor das cavernas existem alguns sumidouros.

Calera Risso

É uma caverna a céu aberto, situada 16km a sudeste de Vallemí. Ali é possível praticar rapel e outras atividades do turismo de aventura radical. Contatos para visitas: Asociación de Espeleología del Norte (tel. 0985 192 510).

Cambá Hópo ★★

Situada a 300m da fábrica de cimento, ao sul de Vallemí sobre o rio Paraguay, tem pequenos túneis nas paredes e uma espetacular vista do rio a partir do interior da caverna. Dentro é possível ver estalactites em áreas de fraturas, além de aves e pequenos e inofensivos morcegos. Para chegar ao local, somente de barco ou a pé, com acompanhamento de guias especializados.

Santa Caverna ★★

É a mais distante de todas, bastante recomendada para quem procura aventura extrema. Seu nome deriva da semelhança de uma estalagmite (cavidade formada pela precipitação de minerais) de cerca de 50cm, com uma estátua. Está localizada no primeiro morro do lado oeste da formação Tres Cerros. Sua entrada é vertical e desce por uns 6m. É uma das mais impressionantes por possuir gigantescas estalactites de mais de 6m de comprimento. Recebe visitas de pesquisadores, cientistas e estudantes.