Bogotá

CAPITAL DO PAÍS, ALT 2.640 m, POB 7.743.955 hab, BRASÍLIA 6.808 km

CAPITAL DO DEPARTAMENTO, é o epicentro político, econômico, administrativo, industrial, artístico, cultural, esportivo e turístico do país. Foi fundada como a capital do Novo Reino de Granada em 1538 pelo conquistador espanhol Gonzalo Jiménez de Quesada após uma dura expedição aos Andes. Terceira maior capital da América do Sul, está localizada no centro do país e abriga as mais altas organizações hierárquicas do Poder Executivo (Presidência da República), Legislativo (Congresso da Colômbia) e Judicial (Corte Suprema de Justiça, Tribunal Constitucional, Conselho de Estado e Conselho Superior da Magistratura). Destaca-se pela força econômica associada ao tamanho de sua produção, as facilidades para criar empresas e fazer negócios, a maturidade financeira, a atração de empresas globais e a qualidade do capital humano. É a cidade com o maior número de universidades (114) e centros de pesquisa do país. Possui uma ampla oferta cultural, com um grande número de museus, teatros e bibliotecas, o que lhe confere a alcunha de “Atenas da América do Sul“. A disposição de suas ruas utiliza o sistema de coordenadas cartesianas, com o norte à esquerda dos mapas. Seu traçado urbano é baseado num ponto focal em uma praça central, típico dos assentamentos espanhóis, e se torna gradualmente mais moderno nos bairros periféricos. O Aeropuerto Internacional El Dorado possui o maior volume de cargas transportadas da América Latina e é o segundo em quantidade de pessoas.

ATRAÇÕES:

Conjunto arquitetônico projetado pelo arquiteto Rogelio Salmona, com área de 16.092m². O projeto apresenta uma estrutura circular com 3 pavimentos, porém do lado de fora, parece uma estrutura baixa, que se integra aos morros orientais de Bogotá. Um sistema de rampas internas e externas de subidas leves permite a comunicação dos seus diferentes espaços, estendendo-se ao exterior para proporcionar um agradável passeio por terraços interligados que permitem aos visitantes uma vista panorâmica da cidade. Seus tetos são revestidos por ladrilhos de cerâmica que evocam as ânforas da cultura pré-colombiana quimbaya. Possui uma coleção de 92.735 volumes, entre livros, livros digitais e material audiovisual, salas especializadas e um auditório com capacidade para 350 pessoas.

Av. Carrera 60 #57–60
Horário: Segunda a quarta e sexta a sábado, 10h/20h, domingo 10h/17h30.
É uma espécie de shopping em estilo colonial, repleto de lojas de artesanatos que vendem de tudo, desde esmeraldas a lenços de futebol. Conta com 2 cafés abertos, sendo o que fica ao lado de uma fonte, o melhor.

Calle 16 #5-24
Horário: Segunda a sábado 9h/19h, domingo 10h/17h.
São 9.500m² dedicados às letras, à arte e, em geral, à cultura em suas diversas expressões. O complexo, obra do arquiteto Rogelio Salmona, tem uma praça central ao ar livre e uma estrutura de tijolo e concreto à vista. Abriga a sede da editora mexicana Fondo de Cultura Econômica, um auditório para 324 pessoas e uma sala de exposições, entre outros.

Calle 11 #5-60 - La Candelaria
Horário: Segunda a sábado 9h/19h, domingo 10h30/17h.
Com 3.152m de altitude, é um atrativo natural, religioso e gastronômico. É uma das formações naturais mais reconhecidas da paisagem urbana, sendo um dos símbolos da cidade. O local oferece a melhor e mais clássica vista de Bogotá, além de contar com jardins e fontes, bosques cobertos de neblina. As melhores experiências podem ser vividas ao entardecer ou nas noites estreladas. É possível subir o morro por uma trilha, de teleférico ou de funicular.

Horário: Segunda a sábado 6h30/23h30, domingo 5h30/18h30
Funicular (Seg/sex 7h/23h45, sáb 7h/16h, dom 5h30/17h, COP$22000 ida/volta, COP$13000)
Teleférico (Seg/sáb 12h/23h, dom 8h30/16h30, COP$22000 ida/volta, COP$13000)
Trilha (Diariamente exceto terça, subida 5h/13h e descida até 16h, sem custo).
Obra realizada pela Alcadía Municipal em 1996 como um dos projetos mais ambiciosos de recuperação do espaço público no centro da cidade. Neste projeto, a Avenida Jiménez foi basicamente transformada em uma grande via para pedestres calçada com tijolos, repleta de espelhos d'água, acompanhada pelo canal do rio San Francisco e ladeada por espécies da flora nativa como a palma de cera e os pimientos muelles. Em 2002, foi criada uma linha do sistema de transporte TransMilenio que percorre o Eixo Ambiental até Carrera Tercera.
  • Juan Valdez Café
É a única marca de relevância internacional pertencente a produtores de café colombianos. Com dezenas de estabelecimentos espalhados pela cidade, serve um café de alta qualidade e sabor peculiar. A primeira loja foi inaugurada em 2002 no Aeropuerto Internacional El Dorado (Piso 2, Loja 2378) e dali ganhou o mundo.
O bairro leva o nome de uma antiga capela que ali existiu. Sua praça maior, hoje conhecida como Plaza de Bolívar, foi o local de fundação da cidade em 1538. A área de interesse histórico e cultural, foi declarada Monumento Nacional em 1963. Essa zona do centro histórico abriga construções em estilo colonial e republicano, ruas estreitas e íngremes, calçadas com paralelepípedos e repletas de lojas que vendem esmeraldas e artesanatos; além de museus, centros de pesquisa, teatros, bibliotecas e universidades. O bairro La Candelaria está localizado no centro oriental da cidade, nas encostas do Cerro de Monserrate e do Cerro de Guadalupe e a melhor maneira de conhecê-lo é caminhando pela região.
Com mais de 20 experiências interativas, tecnológicas, recreativas, culturais, educacionais e científicas, é uma mescla de museu e parque temático. Seu nome deriva do termo "maloca", local utilizado por muitas tribos indígenas e construído pelo Xamã como lugar para adquirir a sabedoria do universo. É possível realizar oficinas de robótica, eletrônica, ecologia e ciências em seus laboratórios.

Carrera 68D, #24A-51 - Ciudad Salitre
Horário: Terça a domingo, 9h/18h. COP$39000.
Tradicional feira semanal ao ar livre, que oferece aos visitantes 180 barracas onde é possível encontrar pinturas, joias, artigos de couro, música, moda e acessórios, tecidos, gastronomia, antiquários e muito mais.

Calle 119 esq. com Carrera 6A - Parque de Usaquén
Horário: Sexta a domingo, 9h/19h.
Com 50 andares, a Torre Colpatria é o terceiro edifício mais alto da cidade e também um de seus ícones. Às sextas e finais de semana, seu mirante é aberto ao público, qual pode apreciar a vista panorâmica de 360º de Bogotá. Do alto é possível apreciar toda a densidade da cidade a partir dos 4 pontos cardeais e tirar fotos espetaculares.

Carrera 7, #24-89 - Las Nieves
Horário: Sexta 18h/21h, sábado 14h/20h, domingo 11h/17h. COP$8000.
Abriga uma numerosa coleção de obras doadas à Colômbia pelo artista Fernando Botero com o intuito de divulgar as artes e a cultura em seu país natal. Das obras, 87 correspondem ao seu acervo pessoal de arte universal e o restante, cerca de 123 peças, inclui inúmeras pinturas a óleo, desenhos, pintura a pastel, em sanguínea e esculturas feitas por Botero especialmente durante os últimos 20 anos.

Calle 11, #4-41 - La Candelaria
Horário: Segunda e quarta a sábado 9h/19h, domingo 10h/17h. Gratuito.
É um dos mais importantes espaços culturais do país. Possui o maior acervo de ouriversaria pré-hispânica do mundo, com aproximadamente 34.000 peças de ouro e tumbaga, cerca de 25.000 objetos em cerâmica, pedra, concha, osso e tecidos. Exibe peças de diferentes culturas indígenas assentadas na atual Colômbia antes da chegada dos europeus, entre as quais se destacam os Calima, os Muiscas, os Nariño, os Quimbaya, os Zenú, os Tairona, os San Agustín, os Tierradentro, os Tolima, entre outras coisas.

Carrera 6, #15-88
Horário: Terça a sábado 9h/17h, domingo 10h/17h. COP$4000.
Apresenta coleções de mineral de berilo verde, das melhores do mundo, e expõe a representação das minas de esmeraldas colombianas mais destacadas a nível mundial. Exibe uma coleção de pedras gestadas nas entranhas da terra há mais de 60 milhões de anos e um túnel representativo das 4 principais minas do mundo.

Calle 16, #6-66 (Edificio Avianca, piso 23)
Horário: Segunda a sábado, 9h/18h. COP$5000.
Criado em 1823, é um dos museus mais antigos da América. Dispõe de 17 salas de exposições permanentes, nas quais exibe cerca de 2.500 obras e objetos, símbolos da história e do patrimônio nacional. Possui um calendário de exposições temporárias, apresentando mostras de história, arte e arqueologia nacional e internacional.

Carrera 7, #28-66
Horário: Terça a domingo, 9h/17h. COP$2000.
Com 113ha, é o maior e mais importante parque urbano da cidade, sendo atualmente considerado o “pulmão da cidade”, devido a sua vasta vegetação e grandes áreas verdes, e também pela quantidade e variedade de cenários que o compõem. Possui 3 parques infantis, lago e molhe, praça de eventos, ciclovia natural (3.650m), trilhas, áreas verdes, ciclovia permanente (4km), templo eucarístico, pista de cooper (3.160m), mirante de onde é possível contemplar suas diferentes paisagens e quiosques de alimentação.

Av. Calle 53 esq. com Av. Esmeralda, #s/n
Horário: Diariamente, 6h/18h.
Casa colonial que serviu de residência para Simon Bolivar na capital após a guerra de independência. Construída em 1800, foi doada ao libertador em 1820 em agradecimento por seus serviços à nação. Suas salas estão repletas de peças de época, incluindo a espada do libertador.

Calle 21, #4A-30
Horário: Terça a sexta 9h/17h, sábado e domingo 10h/16h. COP$3500.