Hornopirén

ALT 16 m, POB 3.629 hab, PUERTO MONTT 106 km

ATRAÇÕES:

Área silvestre protegida criada em 1988 com uma área de 66.195,78ha. Está coberta por vegetação em 50% de sua superfície, sendo os principais tipos florestais o alerce, a perenifólia, a coigüe de Magallanes e a lenga. O restante é formado por áreas rochosas, neves, lagos, lagoas e geleiras. Entre os mamíferos é possível encontrar cerca de 25 espécies, entre as quais o puma, o gato-chileno, a raposa chilla, o vison-americano, a lontra, o pudu e o huemul. Entre as aves, cerca de 123 espécies podem ser observadas, destacando-se o quetru voador, o condor e o pica-pau preto. A principal atração do parque é o Lago Pinto Concha, cujo acesso é feito por uma trilha de 9km. Do lago também é possível subir até o cume do Volcán Yates. O Parque faz parte da Reserva de la Biósfera Bosques Templados Lluviosos de Los Andes Australes. Tem uma geografia caracterizada por montanhas e vales modelados pela atividade vulcânica e pela ação das geleiras. Existem 2 trilhas oficiais dentro do Parque, que possuem vigilância periódica e são mantidas regularmente pela CONAF. A primeira começa na placa de boas-vindas do Parque e percorre 2,9km (1h) através do bosque milenar de alerces até à margem sudoeste do Lago Pinto Concha (950m). A segunda começa neste ponto e percorre 3,6km morro acima (2h) através de bosques de alerces e lenga até a encosta sul do Volcán Yates (1.500m) de onde é possível apreciar uma magnífica paisagem de montanhas nevadas, florestas nativas e lagos. O único acesso autorizado é através do setor Chaquihua Alto, 10km a nordeste da cidade. 

Recomendação: o percurso por diferentes trilhas exige, devido a sua proximidade com as geleiras e seu clima severo, o uso de roupas adequadas às condições existentes, tais como lama, chuva e temperaturas congelantes à noite.

Mapa do Parque:

Fontes termais naturais inseridas numa atraente paisagem arborizada. São constituídas por um conjunto de piscinas naturais e rústicas ao ar livre, revestidas com madeira nativa, em meio a uma exuberante vegetação. Suas águas possuem  diversos componentes vindos diretamente do terreno, tais como: nitrato, sulfato, magnésio, ferro, zinco, entre outros, oferecendo múltiplos benefícios aos visitantes. Além dos banhos termais naturais, conta com serviços como armários, vestiários, chuveiros, banheiros, amplas áreas de descanso e passeio por caminho de mata nativa com informações sobre a flora e fauna existentes no local. 

Carretera Austral, Km 90, 10km
Horário: Jan/Fev: diariamente, 11h/15h30 e 16h/21h; Mar: diariamente, 12h/20h; Abr/Nov: diariamente, 10h/18h; Dez: diariamente, 11h30/19h. CLP$14000.