Sete Barras

ALT 53 m, POP 12.731 hab, SÃO PAULO 201 km

ATRAÇÃO:

Fundado em 1982, seus 38.705ha estão distribuídos entre os municípios de Sete Barras, São Miguel Arcanjo e Capão Bonito. O Núcleo Sete Barras tem uma área de formação vegetacional de floresta ombrófila, típica da Mata Atlântica, e abriga espécies ameaçadas de extinção, como palmitos-juçara, canelas, figueiras e perobas. Quanto à fauna, registram-se espécies, como bugios, iraras, gatos-mouriscos e várias espécies de aves e peixes. Suas trilhas como a da Figueira (3km, 1h30) e a da Cachoeira do Quilombo, são grandes atrativos para visitação, oferecendo bicas, rios, quiosques para piquenique e mirantes.

Rodovia SP-139, Km 47, a 27km
Horário: Diariamente, 9h/16h. R$19.

Cachoeira do Quilombo

Situada entre o Parque Estadual Carlos Botelho e Parque Estadual Intervales, é composta por 2 diferentes quedas de águas cristalinas em meio a uma floresta exuberante e uma linda piscina natural com 2 pontos propícios para banhos. Acesso pela Base do Quilombo, trilha monitorada (4km), situada no bairro Saibadela. Fica a 29km da cidade.
Belíssima queda d’água com cerca de 6m de altura e 10m de diâmetro, proporcionando um refrescante banho no poço de aproximadamente 2,5m de profundidade. Está localizada em meio a uma clareira na Mata Atlântica que permite a incidência de sol. Acesso difícil pela Trilha da Figueira (10km, ida/volta, 3h), através de vegetação fechada. É necessário agendamento prévio e acompanhamento de guia. Fica a 25,5km da cidade.