Goiânia

CAPITAL DO ESTADO, ALT 749 m, POP 1.466.105 hab, BRASÍLIA 207 km

Planejada nos anos 30, é reconhecida mundialmente por seu patrimônio arquitetônico em estilo art déco. Localizada no coração do Brasil, a capital de Goiás mistura o clima cosmopolita dos negócios com o modo de receber bem do goiano. Com uma combinação única de ruas arborizadas, parques urbanos e uma série de hotéis, restaurantes e centros de convenções, é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil, especialmente em congressos e eventos. O Aeroporto Santa Genoveva recebe vôos das principais capitais e fica próximo à BR-060, que dá acesso a Brasília.

ATRAÇÕES:

Com cerca de 124.000m², é um dos parques mais antigos e tradicionais da cidade. Tem suas alamedas cercadas de árvores e povoadas por pequenos animais. Possui 2 lagos (um deles com uma fonte luminosa que atinge 50m de altura), pista de cooper, trilhas, mirante, parque infantil e estação de ginástica.

Av. Assis Chateaubriand - St. Oeste
Horário: Todos os dias, 8h/18h. Gratuito.
Complexo cultural que reúne uma grande praça de 26.000m² para exposições, apresentações artísticas, eventos e shows, e o Museu de Arte Contemporânea, com um acervo de mais de 900 obras de artistas locais.

Av. Deputado Jamel Cecílio, 4490 - St. Fazenda Gameleira
Horário: Diariamente, 7h/23h30. Gratuito.
Maior feira ao ar livre do Brasil e da América Latina com aproximadamente 6.000 barraquinhas que vendem artesanatos, calçados, roupas, artigos regionais, produtos importados e comidas típicas de Goiás, de outros estados e países.

Viela da R. 44, s/n - Centro
Horário: Sexta e domingo 7h/14h, sábado 7h/18h.
Complexo com quase 50.000m² rodeado de muito verde e belezas naturais. Reúne diferentes espaços com exposições sobre o cerrado e sua ocupação, cenários naturais de animais, plantas e habitações primitivas. Abriga o Museu de História Natural, a Vila Cenográfica Santa Luzia, réplicas em tamanho real de uma aldeia indígena e de um quilombo do cerrado, lago e trilhas.

Av. Engler, s/n (Campus II da PUC-GO) - Jardim Mariliza
Horário: Terça a domingo, 8h/12h e 13h/17h. R$12.
Construção em estilo art déco da década de 1930, foi a residência de Pedro Ludovico Teixeira, fundador da cidade. Tem no acervo documentos originais, peças diversas de mobiliário, vestimentas, objetos pessoais, biblioteca, arquivo de fotografias históricas de Goiânia e do Estado e uma antiga camionete modelo C-10.

R. 25, 66 - St. Sul
Horário: Segunda a sexta 9h/17h, sábado e domingo 9h/15h.
Em seus 125.572,71m² abriga remanescentes de veredas, com buritis e outras árvores nativas do cerrado. Possui 2 lagos, fonte luminosa, ponte de madeira, mirante, parque infantil, ciclovia, pista de cooper, estação de ginástica e jardim japonês.

R. 15, 103-157 - Jardim Goiás.
Seu nome deriva do fato de que existiam vacas bravas que atolavam no local, que antigamente foi uma fazenda. Tem um lago com 79.000m² que proporciona uma das mais apreciadas vistas da cidade. Possui parque infantil, estação de ginástica, pista de cooper e um belo chafariz.

Av T-10, s/n - St. Bueno.
Inaugurado em 1946, está localizado ao lado do parque mais antigo de Goiânia, o Lago das Rosas. O Zoológico conta com mais de 500 espécies entre onças, tigres de bengala, leões, hipopótamos, além de espécies raras como a serpente Píton, originária do sul da Ásia e a Arara Azul, espécie brasileira ameaçada de extinção. O Lago das Rosas com 315.000m², foi construído na década de 40 e abrigava inicialmente um grande canteiro de rosas. Possui elementos do estilo art déco como um antigo trampolim e as muretas da borda do lago. Tem pista de caminhada, estação de ginástica e quadras poliesportivas.

Al. das Rosas - St. Oeste
Horário: Terça a domingo, 8h30/16h. R$5.